Mais Lidas

FUTEBOL É BOLA NA REDE

Está faltando emoção

Em pouco tempo, Fernando Diniz conseguiu impor seu estilo no Flu
Em pouco tempo, Fernando Diniz conseguiu impor seu estilo no Flu -

O toque de bola refinado no futebol não foi, como apregoam alguns, uma invenção do Pep Guardiola. Tem quase a idade da bola. Na minha memória, aparecem o time do América dos anos 50, o famoso Tico Tico no Fubá, e, depois, a Holanda de 74, com o Carrossel. A diferença é que o América tocava, tocava, era bonito de ver, mas não era objetivo, concluía pouco. A Holanda mostrava um futebol vistoso e letal, tal qual o Barcelona da época do Guardiola, que soube copiar a fórmula. Hoje, no Brasil, a maioria tenta algo parecido, sem sucesso. Os jogos são disputados sem intensidade, entre as intermediárias, com toques laterais inúteis. O público assiste bocejante, os goleiros aparecem mais em bolas atrasadas, com irritante regularidade. O Fluminense do Fernando Diniz (foto) faz força para ser diferente, mas também fica devendo. Na sexta-feira, chegou a 80 por cento de posse e suou para empatar com o Resende em 1 a 1. Está faltando emoção.

MONEY

A Federação de Futebol dos Estados Unidos apresentou proposta para ter as dez seleções da América do Sul, mais seis da America do Norte e Central para um torneio em 2020 e que se repetiria a cada quatro anos. A fórmula seria a de uma fase com quatro grupos, seguida de mata-mata. A bolsa para o campeão seria de 11 milhões de dólares e o torneio substituiria a Copa América, que se arrasta a caminho do fim. A Conmebol precisa dar o de acordo.

PEDALADAS

Quem foi o melhor depois de Pelé, maior goleiro, melhor zagueiro, melhor roupeiro, melhor gandula... A falta de assunto, de bons apuradores de notícias e a busca por clicks na Internet empurram para isso nos programas esportivos.

RedeTV! está bem na Copa Sul-Americana. Sávio, ex-Fla, bom nos comentários. Só precisam abrir um pouquinho mais cedo.

BOLA DENTRO

Vasco fechou patrocínio com a AOC, poderosa multinacional do ramo de televisores. Contrato vigora até dezembro, com possibilidade de se estender por 2020.

BOLA FORA

Santos eliminado em casa na Sul-Americana pelo fraco River Plate, do Uruguai, com 73% de posse de bola e cinco finalizações. Sampaoli gostou do que viu. Que será que ele viu?