Mais Lidas

Botafogo entra numa fria e perde para o Grêmio no Sul

Com atuação apagada, Glorioso não foi uma ameaça mesmo com um jogador a mais desde o início do segundo tempo

Matheus Babi, que deixou sua marca na etapa inicial, recebe a marcação de Diogo Barbosa, ex-Botafogo
Matheus Babi, que deixou sua marca na etapa inicial, recebe a marcação de Diogo Barbosa, ex-Botafogo -
Porto Alegre - Que fria! O Botafogo perdeu a invencibilidade de três jogos no Brasileiro com a derrota por 3 a 1 para o Grêmio, na noite desta quarta-feira, na Arena do Grêmio. Com muitos espaços na defesa, um meio de campo pouco criativo e um previsível forma de atacar, o Glorioso não teve fôlego para reagir mesmo com um jogador a mais desde os dez minutos do segundo tempo. Com dois gols, Pepê comandou os gaúchos. Diego Souza abriu o placar, e Babi, descontou. Com 18 pontos, o Glorioso caiu para o 14º lugar, enquanto o Grêmio subiu para o 10º, com 20. 
Embalado pela sequência positiva contra Palmeiras e Sport, o Botafogo iniciou o embate com o Grêmio com dois de seus principais medalhões no banco: Honda, poupado devido ao desgaste físico, e Kalou, por opção técnica. Desde os primeiros minutos ficou claro que o meio de campo formado por Rentería, Guilherme Santos e Caio Alexandre, mesmo em fase iluminada, teria dificuldade para municiar Matheus Babi e Pedro Raul.
Ao assumir a estratégia de povoar o setor, Bruno Lazaroni tentou dificultar o trabalho de Robinho, Alison e Pepê. Na prática, o jogo, para os dois lados, não teve fluidez pela falta de criatividade e excesso de passes errados. Apesar da pressão, o Grêmio não traduzia em chances reais suas investidas. Compactado, o Botafogo resistia, mas não contra-atacava à altura. Aberto pelo lado, Matheus Babi era quem tentava dar velocidade pela direita.
Numa cochilada da defesa, Robinho cruzou para Alison, livre, escorar para Diego Souza abrir o placar, aos 33. Curiosamente, o Glorioso despertou com o revés e, na base da vontade, aumentou o volume ofensivo. Aos 40, Babi mostrou oportunismo para empatar. A jogada nasceu do cruzamento de Victor Luís que desviou em Pedro Raul antes de o camisa 11 fuzilar a meta de Vanderlei.
O Botafogo mal teve tempo para consolidar a reação. Com apenas dois minutos de bola rolando, Pepê, até então apagado, aproveitou bem o pivô feito por Diego Souza para acertar um belo chute e colocar os gaúchos em vantagem novamente. Pouco depois, Diego Souza foi expulso por acertar Guilherme Santos sem a bola. 
Na prática, a vantagem numérica não surtiu o efeito esperado pela torcida alvinegra. Com exceção de uma boa chance de Babi, que parou na defesa de Vanderlei, faltou acertar a pontaria. O Grêmio, ao contrário, não perdoou quando teve mais uma chance. Do belíssimo passe de Victor Ferraz, Pepê, livre, tocou entre as penas de Cavalieri para marcar o terceiro, aos 20.
Com Cícero, Lecaros e Kalou no lugar de Guilherme Santos, Caio Alexandre e Rhuan, Bruno Lazaroni tentou recolocar o Glorioso no jogo. Tarde demais, para a decepção dos botafoguenses.