Mais Lidas

Mengão joga por música

MC Estudante e o irmão, DJ Barriguinha, viralizam enquanto time dá aula em campo

André Lucas, o Dj Barriguinha, de 12 anos, e Carlos Cardoso, o MC Estudante, de 22: irmãos e parceiros
André Lucas, o Dj Barriguinha, de 12 anos, e Carlos Cardoso, o MC Estudante, de 22: irmãos e parceiros -
MC Estudante e DJ Barriguinha viralizaram nas últimas semanas, nas redes sociais, por conta de um vídeo, em que rimavam e batucavam sobre o sucesso do Flamengo no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. Carlos Cardoso, o MC Estudante, de 22 anos, é conhecido nos meios do rap e do hip-hop por participar de batalhas de rima, vencendo muitas delas. Seu irmão mais novo, André Lucas, o DJ Barriguinha, de 12 anos, participou do vídeo do irmão de forma despretensiosa e bombou. Ao MEIA HORA, ambos falaram, em Bangu, do amor pelo futebol e da paixão pelo Flamengo.
MC Estudante foi influenciado pelo seu pai, que é DJ, a gostar de rap e hip-hop. "Desde pequeno, eu pegava dele pra ouvir aqueles DVDs antigos do Ja-Rule, 50 Cent e Snoop Dogg, e já curtia muito. Meu pai ainda me levava quando ia fazer eventos e me identifiquei muito quando ele tocava hip-hop. O primeiro rap que me marcou foi aquele do Rappin' Hood com o Caetano Veloso. Aos 11 anos eu já cantava essa música toda", diz.
Aos 17 anos, o então MC Carlinhos foi campeão de vários concursos de rima, como Batalha do Conhecimento, Roda Cultural do Méier, Batalha da Caixinha e Batalha do Tanque. Porém, ele ia sempre de uniforme, depois da escola, e logo ganhou o apelido de "Estudante". Após ser rebatizado no universo do rap, começou a fazer rimas misturando seus conhecimentos nas disciplinas escolares e ganhou reconhecimento por isso.
"Meu sonho era ser jogador de futebol, cheguei a fazer peneira no antigo Sendas e no Bangu, mas minha mãe sempre preferiu que eu estudasse", conta.


Batuque na barriga, sonho de ser técnico e irmão sósia de Arão

O apelido de DJ Barriguinha surgiu na escola. André e um amigo começarem a fazer batuques e ficaram conhecidos como os DJs Gordinhos. Quando MC Estudante viu a batucada de André na própria barriga, o batizou de DJ Barriguinha. "Meus ídolos são Diego Ribas, Diego Alves, Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, que eu já acompanho há muito tempo e tinha várias figurinhas dele. O Flamengo vai ser campeão da Libertadores e do Brasileirão", diz Barriguinha, que se orgulha do MC Estudante: "Espero que meu irmão continue fazendo muito sucesso, ganhe dinheiro, ajude nossa mãe. Eu amo muito ele". Sobre a semelhança do irmão com o volante do Flamengo Willian Arão, Barriguinha discorda e brinca: "Eu não acho, até porque o Arão joga muito". Barriguinha, que prefere o funk ao rap, sonha ser treinador. "Vou ao Maracanã desde os 4 anos. Falo de futebol o tempo todo. Quero ser igual ao (técnico) Jorge Jesus. O cara já treinou o Benfica e trouxe Filipe Luís, Rafinha e Gerson".


 
 
Letra para o MEIA HORA

Nós manda ao vivo, a gente faz na hora / É o Estudante direto pro MEIA HORA / Eu tô brincando nessa sexta-feira / Tô aqui na Praça Guilherme da Silveira / Na Zona Oeste disso eu entendo / Eu e o Barriguinha, nós torcemos pro Flamengo / O nosso time é um encanto / No sabadão vamos encarar o Santos / Eu tenho certeza que o placar vai ser maneiro / Com gol do Arrascaeta e do Everton Ribeiro / O Gabigol é o nosso artilheiro / Desse jeito a gente segue em primeiro / Na moral Barriguinha segue o beat / Eu sou Flamengo, meu amigo segue o líder / Se tu segue o líder, o nosso time é campeão / Não adianta, enfrente porque a gente é uma seleção / Na moral, senhoras e senhores / Esse ano nós ganha a Libertadores / Igual ganhamos em 81 / Se bobear, no Mundial o Liverpool / Vem que tem gol do Willian Arão / E o Estudante mandando improvisação / Eu, Estudante, como o DJ Barriga / Fazendo a batida pra eu mandar a minha rima
(Letra feita antes da última rodada do primeiro turno do  Campeonato Brasileiro, em 14 de setembro)

(Reportagem do estagiário Igor Santos, com edição de Jorge Jreissati)