Mais Lidas

Técnico afirma que Fla seria campeão em Portugal

Comandante rubro-negro revelou que elenco rubro-negro é o melhor com quem já trabalhou

COLETIVA JORGE JESUS EM GUAYAQUIL - 23-07-2019
COLETIVA JORGE JESUS EM GUAYAQUIL - 23-07-2019 -
Jorge Jesus é o técnico do momento no Brasil. Líder do Campeonato Brasileiro e classificado para a semifinal da Libertadores, o português está nas graças da torcida do Flamengo. Neste domingo, foi ao ar uma entrevista exclusiva do comandante rubro-negro ao Esporte Espetacular.
Jorge Jesus comentou sobre diversos temas durante a conversa no Ninho do Urubu. Entre eles, em que estágio estaria o Flamengo caso disputasse as grandes ligas europeias. Além disso, o treinador fez questão de dizer que é o melhor grupo com quem já trabalho em toda a sua carreira.
"Em Portugal, seguramente (seria protagonista). Disputava o título a brincar, à frente de todos, disparado. Nos outros países, como Inglaterra, não seria da mesma maneira. Mas disputaria entre os seis primeiros lugares. Com os 11 que o Flamengo joga, é muito forte", afirmou.
"Não tenho dúvida que esse é o melhor. Não se negam a nada. Eu não dou muitas folgas, poderiam vir dizer: "Mister, dá uma folguinha". Na Europa, em todos os jogos querem "folguinhas". Esses estão sempre interessados em trabalhar. A exigência que coloco no treino, eles absorvem com muita facilidade. Estou satisfeitíssimo com eles. Futebol é isso, paixão. Se não tiverem prazer no que fazem, vão ter um grande problema, o da pressão. E eles estão em um clube que é pressão todos os dias. Se não tiverem paixão, a pressão vai bloquear a qualidade do jogo deles".
Confira a resposta sobre outros temas:
EXPERIÊNCIA NO BRASIL
"Uma experiência mais fácil por causa da língua. A linguagem do futebol é apaixonante, e isso torna mais fácil dentro daquilo que é a minha ideia de trabalho no futebol. (...) Temos uma química grande no departamento de futebol com os jogadores. É um grupo fácil de trabalhar. Estou encantado com eles".
PRECONCEITO CONTRA BRASILEIROS
"Na Europa existe e ideia de que o jogador brasileiro não gosta de trabalhar. Vou dizer um ditado em Portugal: se você tem na sua equipe mais de quatro jogadores brasileiros, está fazendo um time de samba. Essa é a ideia sobre o jogador brasileiro. Eu vim ver, e minha observação é totalmente ao contrário. São totalmente profissionais e têm consciência do que fazem".
TORCIDA DO FLAMENGO
"Quando jogamos no Rio, antes de começar o jogo já estamos com 1 a 0. A torcida do Flamengo é vibrante, apaixonada. Há também clubes na Europa que também colocam 65 mil pessoas no estádio. Mas não são vibrantes. Parece que estão em uma ópera. Aqui é completamente diferente".
ESTILO À BEIRA DO CAMPO
"Eu vivo o jogo. Vejo o jogo e percebo com antecedência o que vai acontecer. Jogo muito, sem jogar. Procuro dar as dicas, orientar, posicionar... Em alguns momentos os times se desorganizam, e o futebol não é como no basquete, em que o técnico pode pedir um tempo. É preciso ajudar os jogadores. Se não ajuda, é melhor ficar em casa e ver pela TV".
MELHOR JOGADOR DO MUNDO?
"Para mim (Cristiano) Ronaldo é o melhor, não tenho a menor dúvida. Ele é o símbolo do que é o futebol, que é o gol. Ele não faz 10, 20, faz 30, 40, 50 gols. Messi é diferente, mais artista. E o Ronaldo não precisa de tanta nota artística como Messi tem para fazer o que o Messi faz. Neste momento são os dois maiores. Penso que o Ronaldo devia ser um exemplo para todos os jogadores. Todos tinham que olhar para o Ronaldo, não pela qualidade, mas por aquilo que ele é como profissional, como ele chegou lá. Isso deve ser uma lição para todas as crianças que querem ser jogador".