Pela primeira vez em oito anos, Flamengo perde para os três rivais do Rio

Rubro-Negro teve a quarta derrota em oito clássicos em 2023

Treino do Flamengo no Ninho do Urubu
Treino do Flamengo no Ninho do Urubu -
Em eterna reconstrução com mais um início de trabalho em 2023, agora de Jorge Sampaoli, o Flamengo amargou mais uma derrota para um rival carioca na temporada e deu fim a uma escrita de oito anos. Desde 2015 que o Rubro-Negro não perdia numa mesma temporada para Botafogo, Fluminense e Vasco.
Naquele ano, o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca, no único confronto entre os dois na temporada. O Fluminense também levou a melhor por 3 a 2, pelo Brasileirão, e o Vasco venceu quatro vezes: três por 1 a 0 e um por 2 a 1.
Com a crescente diferença de investimento nos últimos anos, somada às crises dos adversários, o Flamengo passou a ter, então, uma hegemonia nos clássicos, em especial contra vascaínos e botafoguenses. Nesse período, o Cruz-Maltino só conseguiu superar o adversário uma vez em 2016 e outra em 2021. Só que, nesses anos, o Glorioso foi quem não venceu.
Mas com a chegada das SAFs, os dois clubes puderam contratar jogadores desde o ano passado e começaram a fazer frente ao Rubro-Negro, assim como o Fluminense já fazia nos últimos três anos.
Em 2023, já são quatro derrotas em oito clássicos disputados. Além do 3 a 2 para o Botafogo no último domingo (30), o Vasco voltou a derrotar o Flamengo após dois anos, no 1 a 0 pela Taça Guanabara. E o Fluminense fez 2 a 1 na conquista da Taça GB e 4 a 1 na final do Campeonato Carioca.

Flamengo x Botafogo pelo Brasileirão foi mais uma derrota do Rubro-Negro em clássico em 2032
Flamengo x Botafogo pelo Brasileirão foi mais uma derrota do Rubro-Negro em clássico em 2032 Vitor Silva/BOTAFOGO