Flamengo quebra ferrolho do Olimpia, vence no Maracanã e abre vantagem nas oitavas da Libertadores

Bruno Henrique, de cabeça, marcou o gol que garantiu o triunfo rubro-negro no jogo de ida das oitavas de final

Flamengo's forward Bruno Henrique celebrates after scoring during the Copa Libertadores round of 16 first leg football match between Brazil's Flamengo and Paraguay's Olimpia at Maracana Stadium in Rio de Janeiro, Brazil, on August 3, 2023.
MAURO PIMENTEL / AFP
Flamengo's forward Bruno Henrique celebrates after scoring during the Copa Libertadores round of 16 first leg football match between Brazil's Flamengo and Paraguay's Olimpia at Maracana Stadium in Rio de Janeiro, Brazil, on August 3, 2023. MAURO PIMENTEL / AFP -
Rio - O Flamengo não teve vida fácil para quebrar o sistema defensivo do Olimpia no Maracanã, mas fez valer sua força dentro de campo e largou em vantagem por uma vaga nas quartas da Libertadores. Com gol de cabeça de Bruno Henrique após ótimo cruzamento de Gabi, no início da etapa complementar, o Rubro-Negro venceu o Olimpia por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, 03, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Fla pode até empatar para avançar de fase.
Antes disso, contudo, o time de Jorge Sampaoli volta a focar no Brasileirão. O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 20h, para enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. A partida é válida pela 18ª rodada do campeonato.

O JOGO

O Flamengo, mesmo com mais de 70% de posse de bola, encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo. O Olimpia mostrou organização no sistema defensivo ao longo de toda a etapa inicial, e o Rubro-Negro teve dificuldade para furar a retranca. Não por acaso, as melhores chances do time de Jorge Sampaoli vieram em dois chutes de fora da área, com Ayrton Lucas e Gerson, que exigiram boas defesas o goleiro Juan Espínola.
Além do ferrolho paraguaio, outro problema que o Fla teve foram as faltas duras do adversário. O Olimpia abriu a caixa de ferramentas cedo e, assim, também fez com que o jogo parasse recorrentemente.
Para completar, a melhor chance do primeiro tempo foi da equipe paraguaia. Após uma cobrança de escanteio aos 46 minutos, Ortiz cabeceou, e González apareceu para mandar a bola no travessão.
Já no retorno para o segundo tempo, o Flamengo finalmente conseguiu superar o ferrolho. Logo aos quatro minutos, Gabi recebeu boa pelo lado direito e cruzou na medida para Bruno Henrique desviar de cabeça e estufar as redes do Olimpia.  
Após o gol, o cenário do jogo não mudou tanto: o Fla seguiu mais ofensivo, enquanto o Olimpia permanecia fechado. Por outro lado, o Flamengo pareceu mais tranquilo e conseguiu trocar passes com mais paciência. Assim, incomodou mais em relação ao primeiro tempo, mas não conseguiu ampliar a vantagem.
A melhor chance do time carioca veio aos 30 minutos. Arrascaeta partiu em direção a área e esperou o movimento de Bruno Henrique para dar o passe. O atacante, ao receber a bola, limpou da marcação e bateu colocado, mas tirou muito e mandou para fora.

FICHA TÉCNICA

Flamengo x Olimpia

Data e Hora: 03/08/2023, às 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)

Cartões amarelos: Allan e Bruno Henrique (FLA) / Torres, Cardoso e Ortiz (OLI)
Cartões vermelhos:
Gols: Bruno Henrique (1-0) (04'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Jorge Sampaoli)
Matheus Cunha; Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan (Thiago Maia, 30'/2ºT), Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo, 30'/2ºT) e Arrascaeta (Everton Cebolinha, 45'/2ºT); Bruno Henrique e Gabi.
OLIMPIA (Técnico: Francisco Arce)
Juan Espínola; Alejandro Silva, Jhohan Romaña, Mateo Gamarra e Facundo Zabala; Richard Ortiz, Marcos Gómez (Martínez, 41'/2ºT), Fernando Cardozo (Torres, 41'/2ºT) e Iván Torres; Hugo Fernández (Quintana, 26'/2ºT) e Walter González (Montenegro, 26'/2ºT).
Bruno Henrique e Gabigol comemoram gol no jogo do Flamengo contra o Olimpia
Bruno Henrique e Gabigol comemoram gol no jogo do Flamengo contra o Olimpia Foto: MAURO PIMENTEL / AFP