Rio – O comentarista Gérson "Canhotinha de Ouro" destacou as boas atuações individuais na vitória do Flamengo sobre o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0, nesta segunda-feira (16), pelo Mundial de Clubes. O ex-jogador falou sobre a estreia de Jorginho e rasgou elogios à equipe comandada por Filipe Luís, mas ponderou que a partida foi um "treino", por causa da fragilidade do adversário.
"O time do Flamengo com toques rápidos, meio-campo muito bom. O Jorginho entrou muito bem. Eu acho que o treinador, o Filipe, está certo, tem que colocar o Jorginho, porque o Gerson já está com o pé no Zenit. É o que dizem. Então, depois do Mundial, quem vai ocupar essa posição é o Jorginho, naturalmente. É Pulgar, Jorginho, Arrascaeta e De la Cruz, ou o Jorginho vai brigar com o De la Cruz, mas não acredito que ele, que chegou com esse gás todo, moral toda, preço lá em cima, brilhou na Europa, vá ficar no banco", afirmou.
Gérson, de 84 anos, também rasgou elogios ao meia Pulgar e descreveu o atacante Luiz Araújo, que marcou um gol e deu uma assistência, como "um moleque danado". "Ele está espremendo todo mundo lá em cima. 'Bota ele na ponta direita', ele vai lá e arrebenta com o jogo. Saiu o Gerson, bota ele, arrebenta no meio. Aí hoje, arriscaram: 'Bota ele lá na ponta esquerda mesmo', ele foi e arrebentou o jogo. Ele joga em tudo quanto é lugar, corre o tempo todo, é garoto. Tá querendo aparecer, habilidoso, inteligente, joga em qualquer lugar. Rápido, então, todo mundo quer."
O Canhotinha de Ouro, campeão da Copa do Mundo de 70 pela Seleção, também ressaltou a qualidade dos defensores flamenguistas. "Ayrton Lucas entrou bem e Varela arrebentando daquele lado, chegando bem, se entrosando bem com o Gerson, cruza bem, vai para dentro, marca bem, e a sorte dos que jogam ali pela direita é que tem cobertura do Léo Ortiz. Ele não sai nunca no podre, só na boa. Chega lá, abafa. Encosta, recebe, toca, lança. Faz tudo certo", disse.
Por fim, o comentarista analisou que o Espérance é um "time fraco" e descreveu a partida como "mais um treino do Flamengo", o que serviu para Filipe Luís dar rotatividade ao elenco. "Como um treino, o treineiro mexeu na equipe. Botou o Allan, tirou o Gerson e botou o Plata, tirou o Pedro e botou o Bruno Henrique, saiu o Arrascaeta e entrou o Michael. São as modificações que ele está fazendo", ponderou.
Próximo compromisso
Com o resultado, o Rubro-Negro somou três pontos e assumiu a liderança do Grupo D, empatado com o Chelsea. O próximo jogo será justamente contra os ingleses, sexta-feira (20), às 15h (de Brasília), também no Lincoln Financial Field.