Mais Lidas

Ex-Fluminense, Wendel projeta temporada com o Zenit e sonha com o bi nas Olimpíadas: 'Me sinto preparado'

Com passagem pelo Sporting e titular na seleção de André Jardine, meio-campista também falou sobre a adaptação no clube russo

Wendel chegou recentemente ao clube russo, transferido do Sporting
Wendel chegou recentemente ao clube russo, transferido do Sporting -
Rio - Destaque do Fluminense há três anos, o meia Wendel, dá seus primeiros passos no Zenit-RUS. Depois de boa passagem pelo Sporting-POR nos últimos dois anos, o jogador acertou com o clube russo, mesmo tendo sondagem de outras equipes europeias. Em conversa com o 'DIA', o atleta de 23 anos comentou o início de temporada pelo Zenit e projetou títulos com o time.

"Foram até melhores do que eu imaginava, pois cheguei já após a pré-temporada. Tive chances de atuar logo no início e conquistei meu espaço no time titular. O Zenit já tem uma tradição de ter jogadores brasileiros e chegaram com muita força para me contratar. O projeto não é somente conquistar campeonatos nacionais, mas também brigar com os melhores da Europa nos próximos anos na Liga dos Campeões", disse Wendel, que emendou falando sobre a adaptação no país.

"É realmente uma cultura bem diferente da nossa. Idioma e temperatura então... (risos). Apesar disso tudo, São Petersburgo talvez seja a cidade da Rússia que mais parece o Rio de Janeiro. Muitos turistas de todas as partes do mundo e as pessoas gostam e ir pra rua. Pra esta temporada infelizmente o sonho de avançar na Liga dos Campeões acabou, mas estamos firmes no Campeonato Russo e o título é o objetivo", complementou o jogador.

Além do Zenit, Wendel também defende as cores da seleção olímpica do Brasil, que buscará o bicampeonato em Tóquio em 2021. Campeão do Torneio de Toulon no ano passado, o meia é titular na equipe de André Jardine, que venceu o duelo contra a Coreia do Sul, no início de novembro, por 3 a 1, mas acabou derrotada pelo Egito no último dia 17, por 2 a 1. O jogador falou sobre a expectativa para as Olimpíadas do ano que vem.

"É a melhor possível. Ansiedade lá em cima, ainda mais após o adiamento das Olimpíadas. O Brasil defende o ouro olímpico conquistado em casa. É uma grande responsabilidade e hoje me sinto muito preparado para este desafio. O grande sonho da minha vida é conquistar uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Tenho a certeza de que nada em minha carreira seria tão inesquecível quanto poder fazer a alegria de mais de 200 milhões de pessoas de meu país", disse.
Wendel - Divulgação / Flickr Fluminense
WendelDivulgação / Flickr Fluminense

Revelado nas categorias de base do Fluminense, Wendel teve uma ascensão meteórica no início de 2017. Promovido ao time profissional no Estadual daquele ano, logo chamou atenção e conquistou a titularidade. Ao fim do torneio, levou o prêmio de revelação do Campeonato Carioca. Naquela oportunidade ajudou o Tricolor na conquista da Taça Guanabara. Ao todo, o meia soma 58 partidas com a camisa do Flu, com sete gols anotados.

"O Fluminense estará para sempre no meu coração. Gratidão define o que sinto pelo clube. No futuro seria uma grande honra poder vestir novamente a camisa tricolor", disse Wendel, que encerrou fazendo um balanço do período em que esteve no Sporting, onde conquistou três títulos nacionais, somou 79 jogos e marcou seis gols.

"Fundamental na minha vida. Amadureci dentro e fora de campo. Jogando futebol, o crescimento foi conquistado treino após treino, ouvindo e seguindo os passos de pessoas que passei a admirar. Cheguei à Seleção Olímpica graças à isso. Como ser humano, aprendi com a responsabilidade de vir tão novo para a Europa. Um mundo completamente diferente e uma vida que nunca tinha imaginado viver poucos anos atrás. É um sonho que estou vivendo e tudo está apenas começando", finalizou o meia.
Wendel chegou recentemente ao clube russo, transferido do Sporting Divulgação/Zenit
Wendel Divulgação / Flickr Fluminense