Defesa do Fluminense vive boa fase e é determinante para sequência vitoriosa

Tricolor chegou a cinco jogos seguidos sem ser vazado e sofreu apenas um gol nas últimas oito partidas

Diniz alertou para o relaxamento do time em alguns momentos
Diniz alertou para o relaxamento do time em alguns momentos -
Rio - Criticada no ano passado, a defesa do Fluminense deu a volta por cima e vive grande fase. Após a eliminação na Copa do Brasil e tropeços diante do Atlético-MG, Atlético-GO e América-MG entre setembro e outubro do ano passado, o sistema defensivo tricolor entrou nos eixos na reta final da temporada e começou 2023 mantendo a boa sequência. 
A vitória sobre o Madureira por 1 a 0, no último domingo (22), no Espírito Santo, foi a oitava seguida do Fluminense sob o comando de Fernando Diniz. Nesta sequência, o Time de Guerreiros sofreu apenas um gol e alcançou a marca de cinco jogos consecutivos sem ser vazado. O treinador tricolor, no entanto, chamou a atenção sobre as chances cedidas ao último rival.
"O time fez um primeiro tempo, até os 35 minutos, excelente. Depois cedeu alguns espaços que não deve ceder. Eles tiveram mais chances do que deveria. Esse é o ponto negativo do jogo. A produção ofensiva foi muito boa, mas cedemos espaços que não pode ceder. Ganhamos de 1 a 0, só que foi o jogo que a gente cedeu mais chances ao adversário", alertou. 
A sequência de vitórias do Fluminense
26/10/2022 - Corinthians 0 x 2 Fluminense
31/10/2022 - Ceará 0 x 1 Fluminense
05/11/2022 - Fluminense 3 x 1 São Paulo
09/11/2022 - Fluminense 3 x 0 Goiás
13/11/2022 - Bragantino 0 x 1 Fluminense
14/01/2023 - Resende 0 x 2 Fluminense
17/01/2023 - Fluminense 1 x 0 Nova Iguaçu
22/01/2023 - Madureira 0 x 1 Fluminense
Por outro lado, o ataque do Fluminense virou motivo de preocupação. Apesar da alta produção ofensiva da equipe, o baixo número de gols marcados preocupa. Nos últimos quatro jogos, foram cinco gols - uma média de praticamente um por jogo. Fernando Diniz alertou para o 'relaxamento' do time em algumas ocasiões dentro das partidas.
"É uma coisa que todo time que tem posse e cria muito tem que tomar cuidado sempre, porque você vai criando, não vai fazendo e começa a ter um certo relaxamento que não pode ter. E não é um relaxamento da defesa, é do time. Acha que, de repente, vai fazer o gol no momento que quer e não é assim (...) Esse equilíbrio a gente tem que ter, não ficar só preso no resultado do jogo", afirmou.
Vice-líder do Campeonato Carioca com nove pontos, o Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira (26), às 21h10 (de Brasília), contra o Boavista, no Maracanã, pela quarta rodada. O Time de Guerreiros é o único com 100% de aproveitamento e tem um ponto e um jogo a menos do que o líder Flamengo.