Com bom desempenho na defesa, Fluminense passa outro jogo sem sofrer gol

Tricolor segurou o Flamengo na Copa do Brasil mesmo após a expulsão de Felipe Melo

André
André -
O estilo de jogo ofensivo chama mais a atenção no Fluminense de Fernando Diniz, mas a solidez da defesa ao longo da temporada se mostrou importante mais uma vez, agora no 0 a 0 com o Flamengo na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com um a menos por cerca de 50 minutos, contando os acréscimos, desde a expulsão de Felipe Melo, o Tricolor mostrou porque é o clube que mais jogos não sofreu gol entre os 20 da elite do futebol brasileiro.
Além da entrega física no jogo de terça-feira para compensar a desvantagem numérica, o Fluminense também contou com o trabalho do dia a dia de Diniz. Afinal, durante os treinos, é comum os titulares jogarem contra um time com um a mais - e às vezes dois - para aprimorar os passes e também a marcação.
"No nosso treinamento no dia a dia, mesmo com calendário apertado, todo mundo se sacrifica para treinar e ajustar os detalhes", afirmou Pirani.
E essa forma de treinar ajuda em momentos como os que aconteceram contra Flamengo e Cruzeiro, dois jogos nos quais o Tricolor ficou com um a menos e não sofreu gol. No caso dos mineiros, o time jogou sem dois na parte final (Alexsander se machucou e já não tinha mais substituições disponíveis).
Com o bom desempenho defensivo, o Fluminense chegou à 16ª vez sem ser vazado em 27 partidas no ano. Nas últimas 11, em oito não sofreu gol. Segundo o Sofascore, nenhum outro clube da Série A tem desempenho melhor (59,3% dos jogos).
"A nossa segurança é a parte defensiva, é uma equipe que treina muito para não tomar gol. ficamos com um homem a menos contra um time que cria muito e praticamente não oferecemos perigo. Time que toma poucos gols vai brigar bastante em todas as competições", afirmou Guga.
 
Nino teve mais uma boa atuação na defesa do Fluminense
Nino teve mais uma boa atuação na defesa do Fluminense Marcelo Gonçalves / Fluminense