Com gols de André e Cano, Flu derrota o Olimpia no primeiro duelo das quartas da Libertadores

Tricolores podem perder até por um gol de diferença em Assunção, na próxima quinta (31), para assegurar vaga na semifinal

André, comemora seu gol na Conmebol Libertadores 2023, quartas de final, jogo 1, partida entre Fluminense x Olimpia. na noite desta quinta-feira (24).
André, comemora seu gol na Conmebol Libertadores 2023, quartas de final, jogo 1, partida entre Fluminense x Olimpia. na noite desta quinta-feira (24). -
Rio - O Fluminense construiu um resultado importante para alcançar a vaga na semifinal da Libertadores. Com uma formação ofensiva, o Tricolor superou o sistema defensivo do Olimpia e venceu por 2 a 0 no Maracanã, na noite desta quinta-feira (24). André, que fez seu 150º jogo pelo Flu, e Cano marcaram os gols da vitória.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai). Com o resultado desta noite, o Fluminense pode até perder por um gol de diferença para ficar com a vaga.
Se confirmar o favoritismo, o Tricolor enfrentará o vencedor do confronto entre Bolívar e Internacional. O Colorado está em vantagem no duelo, já que venceu, fora de casa, o jogo de ida por 1 a 0.
Cano comemora gol na partida entre Fluminense e Olimpia - MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC
Cano comemora gol na partida entre Fluminense e OlimpiaMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O JOGO

O primeiro tempo correu como o esperado. O Fluminense teve muito mais posse de bola e jogou boa parte do tempo no campo de ataque com o objetivo de furar o ferrolho do Olimpia. Nesse cenário, o Tricolor levou perigo em duas jogadas pelo lado esquerdo - uma vez com Keno e outra com Diogo Barbosa - e em duas finalizações com Germán Cano.
Apesar das tentativas, o gol só saiu na tentativa que veio de fora da área. Em jogada pelo lado esquerdo aos 43 minutos, Keno acionou Cano, que tocou de primeira para André. O volante teve espaço para dominar e chutar. A bola desviou na zaga paraguaia e matou qualquer chance de defesa do goleiro Espínola.
O Olimpia, por sua vez, tinha dificuldade para explorar os contra-ataques. Não por acaso, a equipe paraguaia terminou o primeiro tempo com apenas uma finalização, que veio perto dos 40 minutos.
No segundo tempo, a postura de Fluminense e de Olimpia não mudou. O Tricolor continuou em cima enquanto a equipe paraguaia se matinha fechada no campo de defesa. Nesse cenário, melhor para o time de Fernando Diniz.
Keno fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou. A zaga do Olimpia tentou afastar o perigo da área da área algumas vezes, mas não conseguiu. Dessa forma, após uma cabeçada de Martinelli, a bola chegou até Cano, que girou e finalizou de primeira para estufar as redes do Olimpia.
Depois de fazer o segundo gol, a equipe paraguaia se soltou um pouco e começou a aparecer mais no campo de ataque e até levantar algumas bolas na área. No entanto, não foi suficiente para descontar a vantagem tricolor.
Com segurança no sistema defensivo, o Tricolor se manteve perigoso no jogo e teve chances de ampliar a vantagem, mas não conseguiu. Assim, o jogo terminou com vitória do Fluminense por 2 a 0.
AGENDA DO FLUMINENSE
Agora, o Flu volta as atenções para o Brasileirão. O time de Fernando Diniz volta a campo no próximo domingo, às 18h30, para enfrentar o Athletico na Ligga Arena, em Curitiba. O jogo é válido pela 21ª rodada do campeonato.
Mosaico da torcida do Fluminense no Maracanã - Foto: Mailson Santana/Fluminense
Mosaico da torcida do Fluminense no MaracanãFoto: Mailson Santana/Fluminense

FICHA TÉCNICA

Fluminense x Olimpia
Data e Hora: 24/08/2023, às 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)

Cartões amarelos: John Kennedy e Nino (FLU) / González e Gamarra (OLI) 
Cartões vermelhos:
Gols: André (1-0) (43'/1ºT) / Cano (2-0) (14'/2ºT)
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier (Guga, 43'/2ºT), Nino, Felipe Melo (Martinelli, 12'/2ºT) e Diogo Barbosa; André e Paulo Henrique Ganso (Alexsander, 36'/2ºT); Arias (Leo Fernández, 36'/2ºT), Keno, John Kennedy (Lelê, 43'/2ºT) e Germán Cano.
OLIMPIA (Técnico: Francisco Arce)
Juan Espínola; Silva (Salazar, 36'/2ºT), Romaña, Barreto, Gamarra e Zabala; Ramón Martínez (Quintana, 25'/2ºT), Iván Torres (Marcos Gómez, 10'/2ºT), Cardozo e Hugo Fernández (Derlis González, 36'/2ºT); Walter González (Paiva, 10'/2ºT).
Mosaico da torcida do Fluminense no Maracanã
Mosaico da torcida do Fluminense no Maracanã Foto: Mailson Santana/Fluminense
Cano comemora gol na partida entre Fluminense e Olimpia
Cano comemora gol na partida entre Fluminense e Olimpia MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC