Na reta final do Brasileirão, Jogada10 aponta os favoritos ao título

Na reta final do Brasileirão, Jogada10 aponta os favoritos ao título
Na reta final do Brasileirão, Jogada10 aponta os favoritos ao título -

Faltam apenas quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e a disputa pelo título continua totalmente aberta. O Palmeiras ainda é o líder, mas Botafogo, Bragantino, Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo não estão longe. Dessa forma, o Jogada10 reuniu seu time de editores e colunistas para darem suas opiniões: afinal, quem é o principal favorito a conquistar o Brasileirão em 2023?

Embora o Palmeiras tenha 62 pontos, dois a mais que o Botafogo, o Alvinegro ainda entra em campo diante do Fortaleza, em jogo adiado. O mesmo acontece em Bragantino x Flamengo outro confronto de times que ainda estão sonhando com a taça. Mas o Palmeiras terá quatro jogos pela frente sem confrontos diretos. Assim, estes jogos repostos, dos outros concorrentes, podem selar o destino do campeonato.

Briga pelo título brasileiro segue totalmente aberta – Foto: Arte Jogada10

Veja abaixo como os colunistas e editores do Jogada10 analisam os favoritos a conquistar o Brasileirão.

Carlos Alberto Vieira, editor do Jogada10

“Na minha opinião, tudo vai depender da rodada que vem. O Palmeiras vai enfrentar o Fortaleza, que é um time forte, e ainda vai ter Bragantino x Flamengo. Então, se o Palmeiras vencer, é o favorito ao título. Mas, se ele tropeçar, o vencedor do outro jogo passa a ser o time com maior possibilidade. Mas, no momento, vejo o Palmeiras com alguma vantagem. Especialmente porque ainda têm uma reta final muito tranquila, contra adversários mais fracos e podem mesmo ser campeões”.

Felipe David, editor do Jogada10

“Para mim, este título é do Palmeiras. Tem um técnico experiente e um time acostumado a jogos difíceis. E tem uma tabela mais tranquila. Via o Bragantino com alguma possibilidade se vencesse o Botafogo, mas para mim está completamente fora. Não os vejo com força para bater o Flamengo no Maracanã. Aliás, acho que o Rubro-Negro também entregou este título no empate com o Fluminense e é um time que vacila de vez em quando. O Grêmio é copeiro, mas deve deixar pontos pelo caminho nessa reta final. E o Botafogo, apesar do jogo a mais, só somou um ponto nos últimos 15 que disputou. O Tiago Nunes (técnico) teria que ter um aproveitamento igual ao dos cinco primeiros jogos dele no Grêmio, em 2021, com cinco vitórias. Acredito que o Verdão será capaz de manter 100% de aproveitamento até o fim do campeonato, mas não vejo o Botafogo repetindo isto de forma alguma”.

Léo Pereira, editor do Jogada10

“O Brasileirão não tem mais um favorito nesta etapa final. A edição 2023 enveredou por um caminho no qual já é possível cravar o campeão: o Palmeiras, que recebeu, há duas semanas, a taça de mãos beijadas do Botafogo. Qualquer ser bípede e com a mínima massa encefálica sabe que o Verdão vencerá os quatro jogos que lhe restam. O Alvinegro teria que responder com um aproveitamento de 100%, algo que desafia a lógica e a razão. Precisaria de cinco vitórias, mais do que obteve em todo o segundo turno, campanha que configura o maior vexame da história do clube. Enquanto os paulistas tiveram um técnico de verdade, mesmo de saco cheio, à beira do campo, os cariocas jogaram oito rodadas fora com um dublê de treinador apaniguado por jogadores que tomaram o departamento de futebol de assalto. A bola pune. Futebol é momento. O primeiro turno acabou desde agosto e não serve de parâmetro para mais nada. O elenco do Glorioso, de salto alto, achou que estava resolvido. Agora, não tem resultado e performance para recuperar a liderança. Ao menos, não vai ver mais um arquirrival festejando uma conquista ao fim do ano. Parabéns a quem tratou o campeonato com mais seriedade”.

Jefferson Rodrigues, colunista do Jogada10

“O Palmeiras ainda é, de fato, o maior favorito. Mas, se tropeçarem na próxima rodada, quem pode levar mesmo este título é o Grêmio. Embora tenha tropeçado no jogo passado, contra o Corinthians, a equipe de Renato Gaúcho tem sua força e vem em franca evolução ao longo das últimas rodadas”.

Fernando Faria, colunista do Jogada10

“Para mim, o grande favorito é o Palmeiras, por ser um time acostumado a jogar partidas decisivas, por ser vencedor e ter um grande treinador. Isto, apesar da vantagem do Botafogo, de ter um jogo a menos. Teoricamente, ele é o único que depende dos próprios esforços para conseguir o campeonato, mas passou por muita turbulência e teve uma troca de técnico feitas às pressas. Por isso, acho que perdem força. O Flamengo oscilou muito e, ao Bragantino, mesmo tendo um time bem ajustado, falta um pouco de camisa e tradição. Ao Grêmio, falta regularidade e força nos momentos decisivos”.

André Tozzini, o Tozza, colunista do Jogada10

“Pensando friamente, acho que o Palmeiras tem o caminho mais acessível. Se o Flamengo vencer o Bragantino, entra definitivamente na briga, mas tem uma sequência de jogos mais difícil. E o Botafogo vai depender do jogo contra o Fortaleza. Acredito que estará na briga também, mas com um psicológico muito abalado. Então, vejo o Palmeiras mais tranquilo e, se der a lógica, vai ser o campeão. Mas, sabem como é o Flamengo…”

Betinho Marques, colunista do Jogada10

“Enxergo o Botafogo ainda como favorito mas, antes dele, o Palmeiras. Por causa da questão emocional. Quando você olha a tabela do campeonato, nessa altura, é preciso ver os adversários de cada clube. Mas a grande diferença neste momento é o Botafogo, pois ele tem que ver a si mesmo como adversário, diferentemente dos outros clubes. O maior rival do Botafogo é seu ânimo, seu emocional, mais do que os quatro times que ele vai enfrentar. Seu único oponente é ele mesmo. Historicamente, o Flamengo se mantém na briga porque, em 2019 e 2020, quando os times de cima deram bobeira, rapou o título até quando parecia não querer. Grêmio e Atlético correm muito por fora por causa das inconsistência de seu jogo, quando parecem que vão engrenar, não conseguem”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.