Las Palmas, fora de casa, surpreende Barcelona, que celebrava 125 anos

Las Palmas, fora de casa, surpreende Barcelona, que celebrava 125 anos
Las Palmas, fora de casa, surpreende Barcelona, que celebrava 125 anos -

Após uma derrota para a Real Sociedad e um empate com o Celta nas duas últimas rodadas, o Barcelona voltou a campo na manhã deste sábado, 30/11, pelo Espanhol. Enfrentou o Las Palmas, no Olímpico de Montjuic, sua casa até o fim das obras do Camp Nou. O jogo era festivo pa o clube, celebrando nesta semana seus 125 anos (fundação em 29/11/1899). A torcida que compareceu em grande número, 47.501, esperava reação e goleada. Mas o que viu foi um Barcelona ineficaz, dependendo de jogadas de Raphinha. No fim, lamentou a derrota por 2 a 1.

Os gols foram no segundo tempo. O Las Palmas saiu na frente com Sandro Ramírez. Raphinha empatou para o Barça. Porém, os visitantes voltaram a marcar com  o português Fábio Silva. Assim, o Barcelona segue com 34 pontos, ainda na liderança, mas seguido do Real Madrid. O time Merengue tem 30, mas dois jogos a menos. O Las Palmas, com 15 pontos, está em 14º lugar. E, no aniversário do Barça, é o time das Ilhas Canárias que celebra: há 56 anos (desde 1971) não vencia o Barça fora de casa.

Primeiro tempo, nada de gol

O Barcelona, que começou com Lamine Yamal no banco, não se encontrou no primeiro tempo. Mesmo com 70% de posse de bola, foi pouco eficaz nas finalizações. Além disso, perdeu parte de sua força ofensiva quando o lateral-esquerdo Balde sentiu uma lesão após uma dividida e saiu para a entrada de Gerard Martín, ainda com 26 minutos de jogo. Apenas no final, Raphinha fez uma jogada perigosa, invadindo pela direita e chutando na trave. Assim, o primeiro tempo, morno, terminou com o placar em branco.

Barcelona cai em casa

Veio a etapa final e com ela a surpresa. Mesmo com Lamine Yamal já em campo, o Las Palmas saiu na frente, quando, em um contra-ataque letal, Sandro Ramírez entrou pela direita e chutou cruzado, sem defesa para o goleiro Iñaki Peña. Isso logo aos três minutos.

O Barcelona ficou em cima. Dessa forma, conseguiu empatar quando Raphinha arriscou de fora da área e fez um belo gol. Mas um novo vacilo, quando o Barça estava melhor, permitiu ao Las Palmas marcar novamente. A zaga catala deu bobeira, e o português Fábio Silva ganhou na velocidade para bater na saída de Iñaki Peña e fazer 2 a 1.

O Barcelona partiu para cima, sempre com Raphinha como seu jogador mais perigoso. Aos 36 minutos, o brasileiro cobrou falta. Mas Cillessen fez a defesa do jogo, mandando para escanteio. Os catalães seguiram em cima. Contudo sem sucesso algum. Enfim, a festa do time das Ilhas Canárias.

Jogos da 15ª rodada do Espanhol

Sexta-feira (29/11)
Mallorca 2×1 Valencia
Sábado (30/11)
Barcelona 1×2 Las Palmas
12h15 – Alavés x Leganés
14h30- Espanyol x Celta
17h – Valladolid x Atlético de Madrid
Domingo (1/12)
10h -Villarreal x Girona
12h15 – Real Madrid x Getafe
14h30 – Rayo Vallecano x Bilbao
17h – Real Sociedad x Betis
Segunda-feira (2/12)
17h – Sevilla x Osasuna

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook.