León, adversário do Flamengo, pode ficar de fora o Super Mundial 2025

MONTERREY, MEXICO - NOVEMBER 10: Jaine Barreiro (L) and Angel Estrada (R) of León go for a header during the 17th round match between Monterrey and Leon as part of the Torneo Apertura 2024 Liga MX at BBVA Stadium on November 10, 2024 in Monterrey, Mexico. (Photo by Azael Rodriguez/Getty Images)
MONTERREY, MEXICO - NOVEMBER 10: Jaine Barreiro (L) and Angel Estrada (R) of León go for a header during the 17th round match between Monterrey and Leon as part of the Torneo Apertura 2024 Liga MX at BBVA Stadium on November 10, 2024 in Monterrey, Mexico. (Photo by Azael Rodriguez/Getty Images) -

Sorteado como adversário do Flamengo no grupo D do Super Mundial, o León, do México, ainda não tem participação confirmada no torneio. Afinal, o clube tem o mesmo dono do Pachuca, outro time do país que está entre os 32 participantes. No entanto, o regulamento proíbe que haja mais de uma equipe do mesmo grupo empresarial na competição.

Dessa forma, a participação dos dois times depende do aval da Fifa. O donos dos dois clubes, o empresário Jesús Martínez Patiño, esteve presente no sorteio desta quinta-feira (5), em Miami. Ele segue confiante que a entidade dará o aval para a presença dos dois times no Mundial de 2025.

“Estivemos falando com o secretário-geral e o presidente da Fifa. Teremos mais uma reunião depois do sorteio. Estão nos escutando, que é o mais importante. E estamos muito otimistas de resolver essa situação. Temos que esperar depois do sorteio para ter uma solução, para fim de dezembro ou começo de janeiro”, disse Martínez à imprensa mexicana.

Fifa irá analisar caso

O departamento jurídico da Fifa analisa  se um dos dois clubes precisará abrir mão do torneio ou se uma exceção será aberta. A Uefa, recentemente, permitiu que Manchester City e Girona, que pertencem ao City Football Group, pudessem participar da Champions League juntos.

A entidade quer resolver essa questão o mais rápido possível, mesmo com uma distância de seis meses para o início da competição. Sendo assim, buscará preservar a integridade do campeonato, para que todos os clubes possam analisar seus adversários com antecedência.

Caso o ranking do continente seja levado em conta, o América do México seria um candidato a ficar com o possível lugar aberto. Até porque o time comandado pelo brasileiro André Jardine é o terceiro do ranking da Concacaf, atrás de Monterrey e León, que estão no torneio.

Além disso, o Alajuelense, da Costa Rica, fez um pedido formal à Fifa para participar do Mundial de Clubes de 2025. O time costa-riquenho é o atual campeão da Taça Centro-Americana, torneio que classifica clubes da América Central para Copa dos Campeões da Concacaf.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.