Grego interessado no Vasco tem aproveitamento superior ao de Textor

Levantamento inédito compara performance dos clubes nas mãos dos principais investidores do futebol mundial

Grego interessado no Vasco tem aproveitamento superior ao de Textor
Grego interessado no Vasco tem aproveitamento superior ao de Textor -

Evangelos Marinakis abalou o noticiário esportivo ao afirmar ter negociações em andamento para comprar a SAF do Vasco. O grego faz parte de um grupo seleto de empresas e empresários bilionários, donos de dois ou mais clubes de futebol espalhados pelo mundo. O “Bolavip Brasil” realizou levantamento inédito, comparando a performance dos clubes nas mãos dos principais investidores do futebol mundial, e descobriu: as equipes que pertencem a Marinakis tiveram aproveitamento superior aos dos times que estão sob o controle de John Textor, dono do Botafogo, e aos dos que eram geridos pela 777 Partners, antiga dona do cruz-maltino.

Metodologia

O levantamento calculou o aproveitamento de pontos na última temporada (2023-2024 para os times europeus, 2023 para os times do continente americano) de 38 equipes, sob o controle de oito donos diferentes.

Foram contabilizados apenas os casos em que a empresa ou o empresário possuem fatia majoritária das ações ou então o controle efetivo do futebol, mesmo sendo um acionista minoritário. Aquisições que ocorreram posteriormente ao período abraçado no levantamento não foram contabilizadas.

Marinakis à frente de Textor e 777

Os times controlados por Evangelos Marinakis, Olympiacos (Grécia) e Nottingham Forest (Inglaterra), tiveram aproveitamento de pontos de 49,5%. O Rio Ave (Portugal), que passou a ser controlado pelo bilionário grego na atual temporada, não foi incluído na média.

O número é superior à média de pontos conquistados na temporada passada pelos quatro times de John Textor, Botafogo, Crystal Palace (Inglaterra), Olympique Lyon (França) e Molenbeek (Bélgica): 46,7%.

É também maior do que a pontuação média conquistada pelos times controlados pela 777 Partners antes de o grupo de Miami entrar em colapso, este ano. Vasco, Red Star (França), Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Melbourne Victory (Austrália) tiveram aproveitamento de 47,2%.

Clube de Marinakis teve o terceiro melhor aproveitamento

O Olympiacos, clube do coração de Marinakis, teve aproveitamento de 67%. Na temporada passada, o time foi campeão da Liga Conferência, se tornando o primeiro time grego da história a vencer um título internacional.

Entre os 38 times mapeados no levantamento, o Olympiacos teve o terceiro melhor aproveitamento de pontos. Os dois melhores foram dois clubes que pertencem ao Grupo City: o Manchester City (79%) e o Girona (73%).

O clube com menor aproveitamento no período do levantamento foi um de John Textor: o belga Molenbeek, que conquistou apenas 31% dos pontos possíveis na temporada passada.

Red Bull no topo do levantamento

O levantamento descobriu que a rede multiclubes que pertence à Red Bull foi a que teve maior aproveitamento de pontos na temporada passada. Os quatro times do grupo (Red Bull Leipzig, New York Red Bulls, Red Bull Bragantino e Red Bull Salzburg) tiveram aproveitamento de 56,5%.

Os donos de clube com melhor aproveitamento na temporada passada:

1 – Red Bull (quatro times, incluindo RB Bragantino) – 56,5%

2 – Grupo City (dez times, incluindo o Bahia) – 52,3%

3 – Amber Capital (quatro times) – 52%

4 – David Blitzer (seis times) – 50%

5 – Evangelos Marinakis (dois times) – 49,5%

6 – Jim Ratcliffe (dois times) – 47,5%

7 – 777 Partners (seis clubes, incluindo o Vasco) – 47,2%

8 – John Textor (quatro times, incluindo o Botafogo) – 46,8%

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.