Agora como técnico, Filipe Luís fará estreia pelo Carioca no Flamengo

Agora como técnico, Filipe Luís fará estreia pelo Carioca no Flamengo
Agora como técnico, Filipe Luís fará estreia pelo Carioca no Flamengo -

O técnico Filipe Luís iniciou somente no ano passado a sua trajetória como treinador profissional. Assim, terá a sua primeira oportunidade em disputar o Campeonato Carioca, neste sábado (24), às 16h30, no Mané Garrincha, em Brasília, pela quinta rodada da competição estadual. O treinador, após também fazer sua primeira pré-temporada, vai precisar de vitórias para buscar a classificação às fases finais.

LEIA MAIS: Volta Redonda x Flamengo: onde assistir, escalações e arbitragem

Isto porque a equipe alternativa entrega o Estadual ao elenco profissional com 33,3% de aproveitamento na competição regional. Cleber dos Santos teve a missão de comandar o time alternativo do Flamengo no Campeonato Carioca enquanto o elenco principal realizava pré-temporada nos Estados Unidos. Neste período, o Rubro-Negro teve quatro partidas na competição estadual, das quais venceu apenas uma, perdeu duas e empatou outra.

Assim como o elenco principal fará estreia em 2025, Filipe Luís fará sua primeira partida na competição no comando técnico. Como jogador, porém, o ex-lateral levantou a taça duas vezes em 2020 e 2021 também pelo Flamengo. Agora, busca a oportunidade de conquistar mais um título pelo Rubro-Negro. Antes do Carioca, ele pode ainda faturar a Supercopa do Brasil diante do Botafogo.

Com a pré-temporada e atividades diárias, Filipe Luís tende a reforçar ainda mais seu estilo de jogo no Fla. O treinador chamou atenção nos treinamentos nos Estados Unidos por sua intensidade e até mesmo sua rotina para se manter unido com o grupo de atletas. Filipe, aliás, costuma manter seu hábito como se ainda fosse um atleta. É um pensamento para trocar ainda mais informações com os jogadores. O time chega motivado com a nova temporada e tende a confirmar a classificação.

Clássicos são importantes para Filipe Luís

No Campeonato Carioca, Filipe Luís irá viver a tensão de como um técnico sente um clássico. Desde que assumiu o Flamengo, o jovem treinador esteve à frente somente no clássico contra o Fluminense e perdeu por 2 a 0, no Maracanã. Aliás, foi a única derrota de Filipe após assumir o comando do clube. O restante foi vitória ou empate, além de conquistar um título da Copa do Brasil.

Será a primeira experiência dele e também de como será o comportamento do time dentro de campo. Filipe, afinal, busca um jogo ofensivo e recheado de dinâmica, porém, em clássico regional as posturas das equipes mudam por conta da rivalidade local e presença das torcidas no estádio. O primeiro vai acontecer diante do Botafogo, no Maracanã, às 21h30, no dia 12 de fevereiro, quarta-feira, pela sétima rodada do torneio.

Confiança da diretoria

Por fim, Filipe Luís está no cargo após ser mantido pelo diretor de futebol, José Boto. O português explicou a permanência dele, comparou com outros treinadores famosos e disse ter certeza de que ele será “top mundial”.

“Criamos um scouting de treinadores, uma lista com esse DNA. O Filipe foi uma escolha minha e, se falhar, a culpa é minha. Isso é profissionalização. É fácil mudar o treinador 11 vezes e ninguém ter culpa disso. Se o Filipe falhar, o culpado serei eu. Toda a gente do clube vai ter que trabalhar como nós queremos. Quem não trabalhar como queremos sai. Depois, se as coisas forem mal, o responsável sou eu. Tive carta branca do Bap para que, se achasse que deveria mudar o treinador, mudava. Analisei, vi muita coisa que gostei (de Filipe Luís), vi muita entrevista. Nos treinadores, normalmente não erro. O Filipe vai ser um treinador top mundial. Lancei treinadores como Luís Castro, como De Zerbi (italiano que está no Olympique de Marseille), e o Filipe está na linha deles”, disse Boto em dezembro.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Filipe Luís tem problemas com os poucos zagueiros no elenco do Flamengo na pré-temporada
Filipe Luís tem problemas com os poucos zagueiros no elenco do Flamengo na pré-temporada Gilvan de Souza / Flamengo