Ferj quer soluções de empresa após críticas de Filipe Luís sobre bola do Carioca

Ferj quer soluções de empresa após críticas de Filipe Luís sobre bola do Carioca
Ferj quer soluções de empresa após críticas de Filipe Luís sobre bola do Carioca -

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) se manifestou sobre às críticas do técnico Filipe Luís, do Flamengo, sobre a bola do Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira (29), a entidade, em nota assinada pelo presidente Rubens Lopes, pediu a Penalty, fornecedora do equipamento, que busque correções ou causas por conta das declarações do treinador. Além disso, o comunicado ressaltou a experiência do treinador rubro-negro, mas também não deixou de elogiar a marca, que é muito experessiva no país.

“Cremos ser de suma importância a sinalização do Filipe Luís e a permeabilidade da Penalty em relação ao tema de modo a buscar causas, fazer diagnóstico e estabelecer tratamento adequado, para o bem de todos”, em trecho da nota.

“Tais fatos não invalidam a possibilidade da existência de algum fator ou viés pontual, gerador de imperfeições observadas pelo treinador Filipe Luís”, em novo trecho.

Nota completa da Ferj

“Em razão de declarações críticas sobre a bola oficial do Campeonato Carioca, realizada há poucos dias pelo consagrado Filipe Luís, inquestionável profissional com retidão, qualidade, conhecimento e credibilidade para fazê-las, construídas ao longo de uma carreira profissional incontroversa, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não poderia deixar de levar tal fato ao conhecimento oficial da empresa responsável pelo produto, a Penalty, com o objetivo de sinalizar para a necessidade de explicações, avaliação de possíveis desconformidades e busca de correções.

Sobre a Penalty, não paira nenhuma dúvida quanto ao seu critério de qualidade, comprovado pela FERJ durante vários anos de utilização de seus produtos. 

Se por um lado, a imensidão da experiência com a bola Penalty, sem queixas, pode servir de alicerce para atestar a qualidade e satisfação do produto, tais fatos não invalidam a possibilidade da existência de algum fator ou viés pontual, gerador de imperfeições observadas pelo treinador Filipe Luís. Provavelmente ou possivelmente encontradas em um lote da produção, ou em unidades submetidas à inobservância das recomendações técnicas de uso, transporte ou armazenamento.

Seja por esse ou aquele motivo, cremos ser de suma importância a sinalização do Filipe Luís e a permeabilidade da Penalty em relação ao tema de modo a buscar causas para o bem de todos.

À Penalty e ao Filipe Luís, nossos agradecimentos pelo feedback de ambos, numa demonstração de harmonia e busca de soluções.

Rubens Lopes, presidente da FERJ”

O que disse Filipe Luís?

O técnico Filipe Luís teceu críticas à qualidade da bola do Carioca e afirmou que atrapalha o andamento do jogo. O treinador do Flamengo, inclusive, disse que sofreu com o produto quando era jogador de futebol.

“O que atrapalha é a bola. O campo estava bom, mas a bola é horrível. Queria que vocês perguntassem aos jogadores a opinião deles sobre a bola da Penalty. Já joguei com ela e estou vendo eles sofrerem. O que faltou foi a bola em condições”, comentou Filipe Luís, após Flamengo x Volta Redonda.

Penalty rebateu

Aliás, na terça-feira (28), a Penalty, fornecedora do equipamento, emitiu um comunicado oficial. A empresa, afinal, defendeu a qualidade do produto, o mesmo utilizado no Paulistão e em outros torneios. Veja a nota oficial completa aqui.

“A nossa bola S11 Ecoknit, gostaríamos de reiterar que ela é a mesma utilizada nos Campeonatos Carioca, Paulista, Paraense, Copa do Nordeste (CBF), além de ser adotada pelas Federações Boliviana e Uruguaia. A Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade das bolas e a alta performance necessária para atender os atletas dentro dos mais rigorosos critérios. A S11 Ecoknit segue todos os parâmetros exigidos pela FIFA, conforme o Quality Programme for Footballs”, diz início da nota da Penalty.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.