Decisão da Band sobre narrador Sérgio Maurício causa incomodo em funcionários

Narrador foi afastado durante um período por causa de postagens transfóbicas

Decisão da Band sobre narrador Sérgio Maurício causa incomodo em funcionários
Decisão da Band sobre narrador Sérgio Maurício causa incomodo em funcionários -

Está decidido: Sérgio Maurício seguirá como narrador de Fórmula 1 no Grupo Bandeirantes. O locutor estava afastado de suas atividades desde o caso de transfobia contra a deputada Erika Hilton, mas retomará seus compromissos profissionais neste fim de semana pelo GP da Austrália. O comunicador soube da notícia na manhã desta terça-feira, 11.

A permanência lhe garante ao menos mais uma temporada como voz da modalidade na emissora, mas longe de ser unanimidade internamente. Isso porque segundo o site ‘GP (Grande Prêmio)’, seu prosseguimento “não pegou de forma positiva entre funcionários da empresa” – tampouco na avaliação externa das redes sociais.

Houve recentemente uma pressão popular para que Galvão Bueno reassumisse o posto que um dia lhe pertenceu na Band, mas o comunicador descartou retornar à narração da modalidade. Sendo assim, Sérgio Maurício volta à ativa justamente para estreia da temporada da F1, no GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

A emissora decidiu afastá-lo das funções por tempo indeterminado devido à pressão popular após novo episódio polêmico do narrador. Sérgio já tinha se envolvido em outras acusações preconceituosas anteriormente.

Caso contra deputada Erika Hilton

No último dia 23 de fevereiro, o narrador se referiu à deputada como “fake News humana” e completou chamando-a de “coisa” em uma publicação nas redes sociais. A resposta de Sérgio foi direcionada a outro post de cunho preconceituoso em que o usuário do X, Oliver Noronha, dizia que Hilton lidava com “problemas de aceitação” para desconsiderar a identidade da mesma.

Não demorou muito para o comentário viralizar nas redes sociais, e Sérgio se tornar alvo de críticas por parte dos internautas. A repercussão negativa foi tamanha que o narrador optou por desativar seu perfil pessoal no ‘X’ e também provocou reação na emissora. Isso porque empresa precisou alterar a escala da pré-temporada ao automobilismo de última hora devido ao cancelamento do comunicador, definindo por Napoleão de Almeida e Ivan Bruno como substitutos interinos.

No primeiro momento, o narrador negou a autoria das publicações e referiu-se ao perfil como um fake. À Veja, posteriormente, assumiu a culpabilidade e desculpou-se publicamente com a deputada. “Lamento profundamente as palavras equivocadas que usei ao me referir à deputada Erika Hilton, parlamentar por quem tenho o mais elevado respeito. Peço desculpas a seus eleitores e a quem mais tenha se sentido ofendido”.

“Irei para cima com toda a força, juridicamente, para que haja uma responsabilização por mim, pela comunidade LGBTQIA+, pelas pessoas trans e contra a violência”, garantiu a deputada à jornalista Mônica Bergamo.

Band mantém narrador

Sérgio Maurício chegou à empresa no ano em que o Grupo readquiriu os direitos de transmissão da F1, em 2021.