Nesta quarta-feira (12), a capital argentina, Buenos Aires, foi palco de um protesto massivo contra a repressão policial a aposentados. As manifestações, que se tornaram frequentes, expressam a indignação de uma parcela da população diante das políticas do presidente Javier Milei.
O ato resultou em confrontos com as forças de segurança, culminando na detenção de pelo menos 14 pessoas. O Ministério da Segurança da Argentina comunicou que, além das detenções, seis pessoas ficaram feridas no protesto. Três da Polícia Federal e três da Prefeitura Naval.
A manifestação, aliás, contou com apoio de torcedores de diversos times de futebol do país, como Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo, Vélez Sarsfield, entre outras equipes.
“As forças de segurança apreenderam duas armas de fogo do tipo ‘tumbera”‘ dois cartuchos de espingarda calibre 12 e uma faca (tipo faca de açougueiro). Os danos materiais causados também estão sendo avaliados”, disse o Ministério da Segurança da Argentina.
A principal reivindicação dos aposentados é a melhora nas condições das aposentadorias, já que muitos recebem valores insuficientes para cobrir suas necessidades básicas. Atualmente, segundo a CNN Brasil, a aposentadoria mínima no país é de 279 mil pesos (cerca de R$ 1.300), acrescida de um bônus de 70 mil pesos (R$ 338).
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.