Com Messi, Inter Miami figura entre os clubes mais valiosos do mundo

Com Messi, Inter Miami figura entre os clubes mais valiosos do mundo
Com Messi, Inter Miami figura entre os clubes mais valiosos do mundo -

A influência do argentino Lionel Messi no Inter de Miami após a chegada ao clube segue em evidência a cada dia. Desde a contratação do craque, em junho de 2023, a equipe tem registrado alta significativa nas receitas e tem expandido a marca ao redor do mundo. Prova disso é que o time consolidou-se entre os 25 clubes de futebol mais valiosos de todo o mundo, de acordo com ranking elaborado pela CNBC baseado em receitas e dívidas das equipes.

No levantamento, o Inter Miami ficou na 22ª colocação, com valor estimado em um bilhão de dólares. Outras equipes da MLS também apareceram no ranking, casos do LAFC (20º, com US$ 1,05 bilhão) e do Los Angeles Galaxy (21º, com US$ 1,03 bilhão). Para efeito de comparação, o top-3 foi composto por Real Madrid (US$ 6,7 bilhões), Manchester United (US$ 6 bilhões) e Barcelona (US$ 5,65 bilhões).

Para se ter uma ideia do crescimento do Inter Miami com Messi, segundo análise da Sportico e da Sports Value, o clube, antes da chegada do argentino, tinha faturamento anual na casa dos US$ 55 milhões. No primeiro ano com o jogador, saltou para US$ 127 milhões, representando uma alta de 131%, e em 2024 a arrecadação chegou aos US$ 190 milhões. No período, a própria liga norte-americana, como um todo, também registrou alta, ao obter receitas de patrocínio em 2024 na casa dos US$ 665 milhões. O crescimento foi de 13% em relação ao ano anterior, conforme estudo divulgado pela SponsorUnited em dezembro.

Após escolher atuar pelo Inter Miami, Messi inclusive tem indicado uma aproximação com o continente americano visando a expansão de marca. Vale lembrar que os Estados Unidos, por exemplo, sediarão o Super Mundial de Clubes neste ano e a Copa do Mundo de 2026. Nos demais países do continente, o Inter Miami também buscou expandir a marca em meio a amistosos disputados entre janeiro e fevereiro, atuando em países como Peru, Panamá e Honduras.

Também pelo continente americano, Messi tem explorado a história de sua carreira a partir de uma exposição imersiva que já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan. No Brasil é realizada pela produtora local Dançar Marketing e chegou a São Paulo no mês de abril.

Intitulada “The Messi Experience – A Dream Come True”, a jornada imersiva é composta por diversas instalações temáticas, projetadas para levar os visitantes a uma viagem pela carreira do jogador, com aproximadamente 75 minutos de duração. São combinadas projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, com o intuito de oferecer uma vivência única no mundo do futebol, permitindo aos fãs treinar como Messi e até interagir com ele por meio da inteligência artificial.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.