Incapacidade em sustentar vantagem assombra Grêmio até na era Mano Menezes

Incapacidade em sustentar vantagem assombra Grêmio até na era Mano Menezes
Incapacidade em sustentar vantagem assombra Grêmio até na era Mano Menezes -

A dificuldade em manter a vantagem no placar é um fantasma para o Grêmio na temporada, que se estende na era “Mano Menezes, até o momento. Isso porque em sua segunda passagem, o técnico acumula seis jogos, mas sofreu com esse problema em quatro deles. Isso representa uma ineficiência em 67% dos seus compromissos.

Tal vulnerabilidade causou apreensão no treinador logo em sua estreia. Uma partida, aliás, decisiva, quando enfrentou o Godoy Cruz, na Argentina, pela fase de grupos da Sul-Americana. Na ocasião, o Imortal conseguiu uma vantagem de dois gols, mas sofreu o empate. Com isso, desperdiçou a chance de assumir virtualmente a liderança do Grupo D.

O roteiro se repetiu na partida seguinte. O Tricolor Gaúcho saiu na frente contra o Vitória, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro no primeiro tempo. Porém, na segunda etapa, o Rubro-Negro baiano deixou tudo igual no placar. Ao mudar seu foco para a Copa do Brasil, o Grêmio sofreu o primeiro revés com Mano Menezes como treinador. Afinal, o Imortal até levou o primeiro gol para o CSA no jogo de ida da terceira fase do torneio, mas demonstrou poder de reação e virou o jogo. Entretanto, já nos acréscimos ficou em desvantagem e perdeu por 3 a 2, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

A única oportunidade que o Tricolor Gaúcho conseguiu marcar primeiro que o adversário e sustentar a vantagem foi no duelo contra o Santos. A equipe até foi inferior com relação ao domínio das ações, porém foi mais eficiente que o oponente. No segundo tempo, o uruguaio Cristian Olivera marcou o único gol do embate na Arena.

Grêmio centraliza esforços para ajustar carência para jogo decisivo pela Sula

Posteriormente, o Grêmio voltou a mudar seu foco para a Sul-Americana, para o jogo contra o Atlético Grau, no Peru, e ficou no empate, mas sem gols. No entanto, o Imortal voltou a sofrer com esta situação na sua última partida. Os gaúchos saíram na frente do placar já na reta final do jogo. No entanto, dois minutos depois o Bragantino deixou tudo igual.

Até o momento, o Tricolor Gaúcho teve seis jogos sob o comando de Mano Menezes com uma vitória, quatro empates e uma derrota. No jogo seguinte, o técnico reencontrará o seu primeiro adversário, o Godoy Cruz. No caso, em novo confronto direto pela liderança do Grupo D da Sul-Americana. Um resultado positivo neste jogo na Arena é essencial para o Grêmio encaminhar sua classificação para as oitavas de final da competição continental, pois possibilita ultrapassar o concorrente argentino. Inclusive, caso se concretize, encontrará um cenário favorável. O time ainda terá mais um compromisso, mais uma vez em casa, contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai último colocado do grupo e que já está eliminado.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook