Torcedor chileno é preso por gestos racistas contra torcida do Fluminense

Baltazar Martin Garcés Lopez foi detido nas arquibancadas ao ser flagrado por seguranças

Torcedor chileno é preso por gestos racistas contra torcida do Fluminense
Torcedor chileno é preso por gestos racistas contra torcida do Fluminense -

Um torcedor chileno acabou preso na noite da última quarta-feira (14) após fazer gestos racistas contra a torcida do Fluminense, no Maracanã. O ato aconteceu durante a vitória tricolor sobre o Unión Española, pela Copa Sul-Americana. Os seguranças do estádio, então, identificaram Baltazar Martin Garcés Lopez, que foi detido nas arquibancadas.

A prisão preventiva, aliás, foi a primeira ação efetiva da campanha “Estamos Vigilantes”. A ação lançada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro visa combater o racismo e a xenofobia em jogos da Sul-Americana e Libertadores na capital.

Durante a partida, os seguranças acionaram o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) ao flagrarem o chileno imitando um macaco em direção à torcida mandante. Promotores de Justiça presentes ao estádio analisaram as imagens do Centro de Comando e Controle e autorizaram a detenção. Assim, os agentes conduziram Baltazar ao Juizado Especial do Torcedor, onde a promotora de plantão pediu a conversão da prisão em flagrante para preventiva.

A atuação integra a nova estratégia do MPRJ, que agora posiciona promotores do GAEDEST (Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor) em todas as partidas dos torneios continentais nos estádios cariocas para coibir manifestações discriminatórias nas arquibancadas.

 

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.