Palmeiras aposta no retrospecto como visitante para encerrar jejum em Itaquera

Palmeiras aposta no retrospecto como visitante para encerrar jejum em Itaquera
Palmeiras aposta no retrospecto como visitante para encerrar jejum em Itaquera -

O Palmeiras encara o Corinthians nesta quarta-feira (30), às 21h30, na Neo Química Arena, para o primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. O clássico marcará o nono Dérbi na casa do rival desde a chegada de Abel Ferreira e, mesmo sem vencer no local há quase três anos, o clube aposta no forte desempenho como visitante para abrir vantagem no mata-mata.

Desde que Abel assumiu o comando no fim de 2020, o Palmeiras enfrentou o Corinthians oito vezes na Arena. Contudo, soma duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. O último triunfo palmeirense no estádio aconteceu em agosto de 2022, quando Rony marcou o único gol da vitória por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Antes disso, o time também venceu no Paulistão de 2021.

No entanto, o duelo mais recente traz lembranças amargas. Afinal, em abril deste ano, o Palmeiras não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Corinthians na decisão do Campeonato Paulista. Após perder por 1 a 0 no Allianz Parque, o empate sem gols na arena corintiana deu o título estadual ao arquirrival e impediu o inédito tetracampeonato paulista do Verdão sob comando de Abel Ferreira.

Visitante indigesto

Mesmo assim, o técnico português pode se apoiar em um retrospecto animador fora de casa na temporada. Em 19 jogos como visitante em 2025, o Palmeiras sofreu apenas uma derrota, venceu 15 vezes e empatou em três oportunidades. Os dados desconsideram os confrontos pelo Mundial de Clubes.

Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time alviverde é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro de 2025, com um aproveitamento de 85,71%. O Verdão, aliás, supera com folga o segundo colocado, Flamengo, que tem 61,90%.

Além disso, o Palmeiras teve 100% de aproveitamento como visitante na fase de grupos da Libertadores e venceu o Ceará fora de casa, no Castelão, na fase anterior da própria Copa do Brasil.

Ainda assim, a competição nacional tem sido um obstáculo para Abel Ferreira desde que assumiu o comando do clube. Depois de conquistar o título em 2020, o Palmeiras não passou das quartas de final em nenhuma das últimas quatro edições. O time foi eliminado duas vezes em clássicos paulistas, ambas contra o São Paulo. Agora tem a oportunidade de encarar o Corinthians pela primeira vez na história da Copa do Brasil.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.