Imprensa internacional destaca recorde de Fábio, do Fluminense

Rio de Janeiro, Brasil - 19/08/2025 - Maracanã -   
Fluminense enfrenta o América de Cali (COL) esta noite no Maracanã pela partida de volta das oitavas de finais da Copa Sul-americana 2025.

FOTO: LUCAS MERÇON  / FLUMINENSE F.C.
.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu
uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o
Fluminense Football Club.É obrigatório mencionar o nome do autor ou
usar a imagem.
.
IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution.
Commercial use is prohibited unconditionally by its author and
Fluminense Football Club. It is mandatory to mention the name of the
author or use the image.
.
IMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. El
uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense FootballClub. 
És mandatório mencionar el nombre del autor ao usar el imágen.
Rio de Janeiro, Brasil - 19/08/2025 - Maracanã - Fluminense enfrenta o América de Cali (COL) esta noite no Maracanã pela partida de volta das oitavas de finais da Copa Sul-americana 2025. FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. . IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu uso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o Fluminense Football Club.É obrigatório mencionar o nome do autor ou usar a imagem. . IMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. Commercial use is prohibited unconditionally by its author and Fluminense Football Club. It is mandatory to mention the name of the author or use the image. . IMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. El uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense FootballClub. És mandatório mencionar el nombre del autor ao usar el imágen. -

O goleiro Fábio, do Fluminense, entrou para história do futebol, na última terça-feira (19), na vitória e classificação contra o América de Cali, pela Sul-Americana. Ele, afinal, ultrapassou a marca do inglês Peter Shilton e se tornou o jogador com mais partidas disputadas (1.391) do futebol. O feito gerou uma repercussão da imprensa internacional.

O jornal francês “Le Monde” destacou que o nome de Fábio é “pouco conhecido do grande público europeu”. Afinal, o arqueiro construiu toda sua carreira no Brasil.

“Foi no Cruzeiro, clube de Belo Horizonte, que ele construiu a maior parte de sua lenda: 17 temporadas, 976 jogos, 12 títulos e uma impressionante regularidade”, publicou o diário francês, que ainda o considera “um dos maiores goleiros de sua época”.

O alemão Bild também chamou a atenção para o fato de o recorde ser por um atleta que sempre jogou em times brasileiros, como União Bandeirante, Athletico, Vasco da Gama, Cruzeiro e Fluminense.

O italiano Corriere della Serra ressaltou a coincidência de Fábio iniciar sua carreira em 1997, “curiosamente, no mesmo ano em que Shilton se aposentou”. Além disso, o espanhol “Mundo Deportivo” noticiou que Fábio “bateu um recorde antigo do lendário goleiro Peter Shilton”.

Fábio, diferentemente de Shilton, que tem marca centenária de jogos pela seleção inglesa, jamais defendeu a Seleção Brasileira em um jogo oficial. Mas é ídolo histórico de duas equipes: o Cruzeiro, que o goleiro defendeu por 15 anos e é o jogador com mais partidas (976); e o Fluminense, onde já alcança 235 jogos — e contando.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.