O Internacional concentra seus esforços no processo de contratação da comissão técnica para a próxima temporada. Nesse contexto, este fim de semana pode ser crucial para essa definição. Tite, que está livre no mercado, é atualmente o principal alvo da diretoria. A gestão do clube aguarda uma sinalização do treinador, que deve expor sua decisão até a próxima segunda-feira (15).
Mesmo otimista, o Internacional não quer ficar refém de ter apenas Tite como alternativa. Por isso, mapeia e analisa outras opções. Assim, a intenção é se resguardar caso o comandante responda negativamente à oferta. O profissional, que é a preferência da diretoria, já passou pelo Internacional. Inclusive, a experiência foi positiva, com a conquista da edição de 2008 da Copa Sul-Americana.
Abel Braga, que assumirá o cargo de diretor técnico, terá autonomia para realizar as escolhas que irão compor a reformulação no departamento de futebol e na comissão técnica. O experiente profissional já admitiu que o clube observa outros candidatos para assumir o posto de técnico em 2026 e que já houve, inclusive, consulta por um deles.
Apesar de preferir manter em segredo o nome desse profissional, um treinador que volta constantemente à pauta para um possível retorno é Odair Hellmann. Entretanto, a situação é mais complexa, pois ele tem contrato em vigor com o Athletico Paranaense até maio de 2026, além da possibilidade de ampliação do vínculo.
Tite é prioridade do Internacional
Abel Braga também destacou que dois técnicos estrangeiros são possíveis opções a ganharem força interna no Colorado. Uma das especulações ligou Martín Palermo, que recentemente deixou o Fortaleza, como uma alternativa ao Inter. No entanto, o argentino tem conversas em andamento com o Remo, que conquistou o acesso neste ano para disputar a Primeira Divisão em 2026.
O responsável por fazer o contato com Tite foi exatamente Abel Braga. O ex-comandante apresentou o projeto do Internacional. A propósito, perguntou se o profissional aceitaria um trabalho menos audaciosos em comparação as suas passagens anteriores. No caso, quando assumiu o Flamengo e a disputa de duas edições de Copa do Mundo à frente da Seleção Brasileira.
Tite acenou positivamente para o questionamento de Abel Braga, situação que trouxe ânimo para o Colorado, que aguarda a definição do treinador. O Cruzeiro, que briga por uma vaga na decisão da Copa do Brasil, também monitora o comandante.
Isso porque há uma indefinição a respeito da continuidade do português Leonardo Jardim. Desde que deixou o Flamengo em setembro do ano passado, Tite deu preferência a cuidar da sua saúde mental e apontou que estava pronto para voltar a trabalhar recentemente.
Processo de reformulação
O Inter não demonstra que vai esperar o acerto com um novo diretor executivo para depois definir o novo técnico da equipe. Este seria o movimento natural como o próprio presidente Alessandro Barcellos citou em entrevista coletiva, na última sexta-feira (12).
Apesar disso, a urgência para decidir o novo comandante supera o que seria a ordem natural dos processos. Uma situação que interfere para tal condução é que o candidato favorito para assumir a função de diretor executivo é Fabinho Soldado.
Os indícios apontam que ele está de saída do Corinthians, porém o foco dele e do clube estão totalmente direcionados na disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil. Pela proximidade do início da próxima temporada, que ocorrerá em 11 de janeiro. Com isso, a direção do Internacional estabeleceu um prazo por uma definição de sua próxima comissão técnica já no começa da semana seguinte.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook

