A torcida do Flamengo lamentou o vice-campeonato mundial para o PSG (FRA), na última quarta-feira (17/12), em derrota nos pênaltis contra um dos melhores times do mundo. No entanto, o revés não apagou o espetacular ano do Rubro-Negro, conquistando quase tudo o que disputou. Afinal, a equipe – a mais rica do Brasil – tem elenco e treinador de elite, o que garante que o Fla seguirá lutando “nas cabeças”, como se diz na gíria do futebol.
Não à toa, o técnico Filipe Luís elogiou e muito a temporada do Flamengo. Para ele, houve uma fatalidade na disputa de pênaltis, com o goleiro adversário pegando quatro cobranças, algo raro. Assim, faltou pouco para coroar 2025 de maneira perfeita.
LEIA MAIS: Filipe Luís exalta time do PSG: “De admirar”
“Foi uma temporada realmente incrível, como você falou, uma temporada mágica, histórica. Jogadores entraram para a história do Flamengo eternamente. Teriam entrado mais ainda se as cobranças tivessem caído para o nosso lado, na qual a linha é muito fina, mas esses jogadores são históricos”, afirmou o treinador em coletiva após a derrota, no estádio Ahmad Bin Ali.
Plantel forte e caixa cheio no Flamengo
Graças a um potente plantel, que se reinventou ao longo do ano, o Flamengo chegou aos seis troféus no ano. Primeiro, a conquista da Supercopa do Brasil sobre o rival Botafogo. Depois, outro rival sofreu nas mãos do Fla: o Fluminense, vice-campeão do Carioca. Já no Brasileirão e na Libertadores, o Palmeiras ficou para trás, com o Mais Querido ficando com os dois títulos mais importantes do futebol sul-americano.
Na empreitada rumo ao título Mundial, o Flamengo ainda conquistou o Derby das Américas e a Copa Challenger, recheando ainda mais sua galeria de troféus. A derrota para o PSG na grande decisão, porém, não apaga o grande ano rubro-negro. Muito menos o futuro.
“Todos eles, todos os que fizeram parte desse plantel, tiveram sua participação e colocaram seu nome na história. É um grupo muito vencedor, muito ambicioso. Não tenho dúvida que vai continuar com a mesma missão no ano que vem. Sobre o futuro, ainda não é o momento. Ainda estou com o luto do jogo, mas não depende só de mim. Esperamos que nos próximos dias se arrume”, salientou.
Assim, são três Libertadores e três Campeonatos Brasileiros nos últimos sete anos, além de inúmeras outras conquistas. Com elenco já encorpado – tido como um dos melhores da América do Sul -, muito dinheiro em caixa e uma torcida fanática, além de vaga já garantida no Mundial de 2029, difícil pensar que o Flamengo não terá outra oportunidade de vencer o Intercontinental da Fifa num futuro breve.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

