Um levantamento divulgado pelo Football Observatory destacou os principais talentos jovens que atuam fora das cinco grandes ligas da Europa. A saber, Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha. O estudo considerou, portanto, apenas jogadores nascidos a partir de 2006 e trouxe três nomes ligados ao futebol brasileiro entre os dez primeiros do ranking.
O melhor posicionado foi Pedrinho, atacante que surgiu no Corinthians e atualmente joga no Zenit. Ele aparece em sexto lugar após se transferir para o clube russo em 2023, quando tinha apenas 17 anos. Logo atrás dele surge Rayan, de 19 anos, destaque do Vasco na campanha que levou o time carioca à final da Copa do Brasil.
Quem fecha o Top-10, aliás, é o argentino Álvaro Montoro, de 18 anos, que começou no Vélez Sarsfield e hoje defende o Botafogo. Além desses, outros jovens promissores figuram na lista, como o português Rodrigo Mora, do Porto, e o ganense Caleb Yirenkyi, do Nordsjaelland.
Leia mais notícias de Futebol Internacional
O líder do ranking é o holandês Givairo Read, do Feyenoord. Na sequência, portanto, aparecem Geovany Quenda, do Sporting, e Kees Smit, do AZ Alkmaar. Também constam Jorge Salinas, do Racing Santander, e Joane Gadou, do RB Salzburg, completando o grupo dos dez mais promissores fora das principais ligas do continente.
Confira o Top-10
1 – Givairo Read (holandês, 19 anos) – Feyenoord;
2 – Geovany Quenda (português, 18 anos) – Sporting;
3 – Caleb Yirenkyi (ganense, 19 anos) – Nordsjaelland;
4 – Rodrigo Mora (português, 18 anos) – Porto;
5 – Kees Smit (holandês, 19 anos) – AZ Alkmaar;
6 – Pedrinho (brasileiro, 19 anos) – Zenit;
7 – Rayan (brasileiro, 19 anos) – Vasco;
8 – Jorge Salinas (espanhol, 18 anos) – Racing Santander;
9 – Joane Gadou (francês, 18 anos) – RB Salzburg;
10 – Álvaro Montoro (argentino, 18 anos) – Botafogo.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

