Falta de garantias trava negociação do Santos por Felipe Loyola com o Independiente

Falta de garantias trava negociação do Santos por Felipe Loyola com o Independiente
Falta de garantias trava negociação do Santos por Felipe Loyola com o Independiente -

A tentativa do Santos de contratar o meio-campista chileno Felipe Loyola esbarrou em um entrave decisivo nesta semana. Até esta terça-feira (30/12), o clube não apresentou as garantias financeiras solicitadas pelo Independiente, da Argentina, o que paralisou a negociação às vésperas do início de 2026.

Há cerca de dez dias, o Peixe formalizou uma proposta de 6 milhões de dólares, aproximadamente R$ 33 milhões, por 80% dos direitos econômicos do jogador de 25 anos. O valor seria pago de forma parcelada, condição que levou o clube argentino a exigir mecanismos de segurança financeira antes de avançar no acordo.

Desde então, segundo pessoas ligadas ao Independiente, essas garantias não foram entregues. Sem as exigências atendidas, a diretoria argentina não pretende autorizar a saída do atleta, considerado peça importante do elenco.

Apesar de não haver um prazo oficial para a resposta, o Independiente esperava uma definição nos últimos dias. Assim, trabalha com a meta de resolver o futuro de Loyola antes do início da próxima temporada.

Santos tem cautela no mercado e prioridades internas

O impasse reflete o cenário financeiro delicado do Santos, que tem adotado postura conservadora no mercado da bola. Internamente, a principal prioridade da diretoria segue sendo a renovação de Neymar, ainda não anunciada oficialmente, mas tratada com otimismo nos bastidores.

Além disso, o clube avalia a possibilidade de viabilizar a chegada de Gabigol por empréstimo, atualmente no Cruzeiro. Além disso, estuda um investimento de até R$ 11 milhões para contratar Rony, atacante que não deve permanecer no Atlético-MG em 2026.

Compras já definidas para 2026

Enquanto negociações seguem em andamento, o Santos já tem dois investimentos confirmados para a próxima temporada. O zagueiro Zé Ivaldo e o meia-atacante Barreal atingiram metas previstas em contrato durante seus empréstimos e, por isso, terão seus vínculos adquiridos em definitivo pelo clube.

Com limitações de caixa e várias frentes abertas, a diretoria santista busca equilibrar ambição esportiva e responsabilidade financeira, cenário que, por ora, mantém Felipe Loyola distante da Vila Belmiro.

Não é a primeira vez que o Peixe se interessa pelo jogador. Afinal, Loyola esteve no radar alvinegro na metade do ano. Por conta dos problemas financeiros, o Santos adota cautela quanto à negociação, sem lidar com otimismo ou pessimismo para a chegada do jogador.

Loyola chegou ao Independiente no começo do ano passado, e atuou em 41 partidas, com 11 gols e sete assistências. Antes disso, o jogador tinha passado pelo Huachipato e Fernández Vial, do Chile. Na seleção chilena, atuou em 16 partidas e marcou um gol.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.