São Paulo faz reformulação na área da saúde e contrata 12 profissionais

São Paulo faz reformulação na área da saúde e contrata 12 profissionais
São Paulo faz reformulação na área da saúde e contrata 12 profissionais -

O São Paulo anunciou nesta terça-feira (30) a contratação de 12 profissionais para os departamentos médico, de saúde, recuperação, fisiologia e preparação física. Os profissionais atuarão diariamente no CT da Barra Funda a partir da próxima temporada. A reformulação ocorre após questionamentos públicos sobre condutas médicas adotadas em 2025.

Inicialmente, o clube informou que as contratações envolvem médicos, fisiologista, fisioterapeutas, cientista do esporte, preparadores físicos, massagistas e podóloga. Segundo o comunicado oficial, as mudanças integram um processo de reorganização iniciado após o encerramento do Campeonato Brasileiro.

Nos últimos dias, mais de 10 profissionais da área foram demitidos pelo São Paulo. O processo ganhou velocidade após reportagem do “UOL” revelar a prescrição de Mounjaro, medicamento utilizado para tratamento de diabetes tipo 2 e emagrecimento e controle de peso de adultos, para atletas do elenco.

Conheça os novos profissionais da área da saúde do São Paulo

No departamento médico, o São Paulo contratou Hilton Lutfi e Bruno Schiefer. Lutfi atua em medicina esportiva e integra as sociedades brasileira e americana de ortopedia e traumatologia. Schiefer, por sua vez, atua em ortopedia e traumatologia e integra a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho. O profissional também faz parte da International Society for Medical Shockwave Treatment, entidade internacional voltada ao estudo da terapia por ondas de choque.

Na área de saúde, o clube contratou o fisiologista Rafael Grazioli, com mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano. Recentemente, ele integrou a comissão técnica das seleções brasileiras Sub-15 e Sub-17.

Para o setor de recuperação do elenco profissional, o São Paulo contratou três fisioterapeutas. Leandro Carvalho possui doutorado em Ciências da Reabilitação. Gilvan Arruda concluiu mestrado em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e já atuou nas categorias de base e no futebol feminino do clube. João Ribeiro possui pós-graduação em fisioterapia esportiva.

Além disso, o clube anunciou a contratação do cientista do esporte Danilo Prado. Ele concluiu pós-doutorado, doutorado em Ciências Médicas e mestrado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP e atua em prevenção cardiológica em parceria com o InCor.

Na preparação física, Ricardo Ferreira assumirá a coordenação do setor. Ele possui doutorado em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação e mestrado em Engenharia Biomédica. A equipe contará ainda com Pedro Salles, que integrou as comissões técnicas do Sub-17 e do Sub-20 em 2025.

Por fim, a comissão técnica contará com a podóloga Gabriela Barboza, com atuação clínica superior a 13 anos. A coordenação da área de massagem ficará sob responsabilidade de Thyago Souza, formado em enfermagem, que trabalhará ao lado do massagista Francisco Gregorio.

 

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.