Denílson pondera sobre renovação de Abel Ferreira após temporada de erros do Palmeiras

Denílson pondera sobre renovação de Abel Ferreira após temporada de erros do Palmeiras
Denílson pondera sobre renovação de Abel Ferreira após temporada de erros do Palmeiras -

A decisão do Palmeiras de renovar o contrato de Abel Ferreira, mesmo após a temporada sem títulos em 2025, ganhou respaldo de Denílson. Ex-jogador do clube e hoje comentarista da Globo, ele contextualizou os vices acumulados e afirmou que a permanência do português até o fim de 2027 é coerente com o que foi construído nos últimos anos no Alviverde.

Depois de um longo ciclo marcado por conquistas, o Palmeiras de Abel Ferreira fechou 2025 sem levantar troféus, mas ainda presente nas decisões. A equipe terminou com os vices do Campeonato Paulista, do Brasileirão e da Libertadores — para o arquirrival Corinthians e as duas últimas para o Flamengo.

Na visão de Denílson, o cenário não apaga o desempenho consistente do Alviverde no decorrer da temporada passada. Ao avaliar o ano, o comentarista destacou que o nível de exigência aumentou justamente pelo histórico recente do clube. Ele, inclusive, citou o Flamengo como parâmetro para explicar a ausência de títulos.

“A gente não pode deixar de citar o Flamengo, que fez uma temporada fora da curva. Se pegar o histórico de pontos do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras fez o suficiente para ser o campeão. O Flamengo fez mais. Faltou para o Palmeiras, principalmente nos jogos decisivos, a eficiência que o Abel Ferreira tanto fala”, afirmou.

Questões da temporada

Na leitura de Denílson, o problema esteve concentrado nos momentos decisivos, quando a margem de erro é mínima. “Algumas partidas da reta final, o Palmeiras não conseguiu performar, e nesse final é importante ter o máximo de concentração possível”.

E prosseguiu: “Tem que aproveitar as poucas oportunidades que surgem em uma partida decisiva. Acho que o Palmeiras não foi eficiente. Mas isso não diminui o trabalho do técnico, dos jogadores, porque chegaram na reta final das competições. Isso diz muito sobre o trabalho da equipe”, completou.

Renovação com Abel Ferreira

A seca de 2025 não interferiu no planejamento do clube em manter o português à frente da equipe, agora até o fim de 2027. Muito questionado, o técnico renovou seu contrato com o Alviverde, mas, pela primeira vez, sem respaldo majoritário da torcida.

Para Denílson, a continuidade se sustenta pelo conjunto da obra. Ele classificou o português como o maior treinador da história do Palmeiras e concordou com a renovação.

“Acho que ele [técnico] fez por merecer essa renovação, essa responsabilidade e esse prestígio que ele tem dentro do Palmeiras. Acho que ele é o maior treinador da história do clube, por tudo que ele conquistou, pela capacidade que ele tem de mobilizar os jogadores, de motivar”, e completou:

“Um grande treinador, não é fácil manter essa régua lá em cima durante tanto tempo. Os jogadores entendem bem o que ele pede. Os atletas transferem isso para o campo o que fazem nos treinamentos. Mentalmente é um time muito forte também, e o Abel é um cara que trabalha muito em relação a isso”, avaliou.

Vale pontuar que o comentarista conhece bem como funciona os bastidores do clube, visto que defendeu o Alviverde em 2008. Ele disputou 55 partidas e marcou sete gols com a camisa verde, além de ter conquistado um Paulistão pelo clube.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.