A emoção e o samba venceram: Viradouro, de Mestre Ciça, é a campeã de 2026

A emoção e o samba venceram: Viradouro, de Mestre Ciça, é a campeã de 2026
A emoção e o samba venceram: Viradouro, de Mestre Ciça, é a campeã de 2026 -

Pela quarta vez em sua história, a Unidos de Viradouro é a campeã dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro. Com um enredo icônico, contando a história seu próprio mestre de bateria, Ciça, a escola realizou o desfile mais emocionante e criativo do ano. No fim das contas, recebeu nota máxima (considerando os descartes, apenas um jurado não deu 10), a Viradouro bateu as duas escolas que antes eram apontadas como favoritas, pela força financeira e pelo espetáculo e vieram a seguir. São elas: a  Beija-Flor, campeã de 2025 e vice neste ano, e a Vila Isabel,em terceiro. Afinal, ambas terminaram com apenas um décimo de diferença para a campeã: 270 a 269,9. Em tempo: os demais títulos da Viradouro foram nos anos de 1997, 2020 e 2024.

No desfile da escola, na segunda-feira, Ciça, um dos maiores mestres de bateria de todos os tempos e vascaíno de coração, apareceu no abre-alas. Depois, apresentou o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Mas  ainda correu para comandar sua bateria. Com ela, realizou todas as paradinhas, paradões, batucadas e até momentos com influência de funk. Ele fez tudo isso com todos os componentes em cima de um carro alegórico, relembrando a icônica ideia do carnavalesco Paulo Barros no desfile da escola em 2007.  Enfim, emoção durante 80 minutos.

“Fui homenageado no maior carnaval do mundo. Sou um enredo vivo. Vencemos contra grandes potências. Enfim, estou muito feliz”, disse Ciça.

Imparável aos 70 anos

Mesmo aos 70 anos, Ciça teve fôlego para começar e terminar o desfile. E não apenas isso: ele precisou ensaiar várias vezes com a comissão de frente e também com a bateria. O trabalho foi intenso nas últimas semanas. Mas Ciça não estava nem aí. Afinal, era só felicidade.

“Foi tudo ensaiado, nada foi por acaso eu estar na comissão e depois na bateria. A equipe é maravilhosa. Parece que estou sonhando. Há 38 anos estou como mestre. Ganhamos o samba, e o samba está vivo.”

Ciça representando todos os sambistas

Para Vander Pires, cantor que puxa o samba da Viradouro, o fato de a escola ser campeã com Ciça como enredo representa a vitória de todos os sambistas:

“Todos nós, profissionais do samba, nos sentimos homenageados a partir do momento em que ele passou na avenida. Nos vimos representados”, disse aos prantos.

Casagrande, mestre da Unidos da Tijuca e vencedor do Estandarte de Ouro de melhor bateria do ano, estava emocionado:

“Ciça nos representa. É um mestre que merece tudo isso que está vivendo. Estou muito feliz.”

Priscilla Mota, que ao lado do marido, Rodrigo Negri, formou a dupla responsável pela comissão de frente da escola. Quando perguntada sobre a ideia de colocar o mestre abrindo o desfile na comissão e fechando na bateria,  respondeu:

“Se o bolo é do Ciça, ele tem de comer todos os pedaços.”

Salgueiro, Imperatriz e Mangueira no desfile das campeãs; Niterói caiu

O Salgueiro, que vinha com a mesma pontuação de Beija-Flor e Vila, perdeu dois décimos no quesito Samba-enredo. Assim, caiu para quarto, com 269,7 pontos. Completaram o Top 6 a Imperatriz Leopoldinense e a Mangueira. Todas desfilarão no sábado das campeãs, no dia 21.

Mas rolou decepções com as gigantes Portela e Mocidade. Afinal, os portelenses terminaram em 10º e a  Mocidade ficou em penúltimo. Assim, a escola de Padre Miguel  ficou frente apenas da Acadêmicos de Niterói, a estreante, que teve o presidente Lula como enredo. A escola recebeu apenas uma nota 10 dos 36 jurados (no samba). Com 264,6 pontos, voltará a desfilar na Segunda, a Série Ouro. Enfim , a cidade de Niterói teve a campeã e a rebaixada.

Aliás, a campeã do grupo de acesso será conhecida apenas nesta quinta-feira. Mas tudo indica que Unidos de Padre Miguel e Império Serrano brigam pelo título e pela única vaga à elite em 2027.

Classificação final

1º Viradouro – 270 (pontuação máxima, campeã)
2º Beija-Flor – 269,9 – No desfile das campeãs
3º Vila Isabel – 269,9 – No desfile das campeãs
4º Salgueiro – 269,7 – No desfile das campeãs
5º Imperatriz Leopoldinense – 269,4 – No desfile das campeãs
6º Mangueira – 269,2 – No desfile das campeãs
7º Unidos da Tijuca – 268,7
8º Grande Rio – 268,7
9º Tuiuti – 268,5
10º Portela – 267,9
11º Mocidade – 267,4
12º Niterói – 264,6 (Rebaixada)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook