Sem critérios fixos, Fifa decidirá quem herda vaga do Irã na Copa

Sem critérios fixos, Fifa decidirá quem herda vaga do Irã na Copa
Sem critérios fixos, Fifa decidirá quem herda vaga do Irã na Copa -

A iminente desistência do Irã de disputar a Copa do Mundo de 2026 abriu uma brecha jurídica no regulamento da Fifa. O artigo sexto do documento oficial da competição não define um critério técnico ou geográfico para a substituição de seleções. Com isso, a entidade máxima do futebol tem o poder de decidir “a seu exclusivo critério” quem ocupará o lugar no Grupo G. O Iraque aparece como o favorito natural para o posto, pois já está na repescagem mundial e pertence à mesma federação continental dos iranianos.

Caso a Fifa opte por promover o Iraque diretamente, a mudança impactaria outros continentes. Bolívia e Suriname, que enfrentariam os iraquianos nos play-offs deste mês, ficariam a apenas um jogo de garantir a classificação. Outra possibilidade avaliada nos bastidores é a convocação dos Emirados Árabes Unidos. A seleção foi a próxima na fila das Eliminatórias da Ásia e poderia ser chamada para manter o equilíbrio técnico do torneio que acontece nos Estados Unidos, México e Canadá.

Decisão da Fifa deve priorizar logística e apelo comercial

A falta de uma regra automática permite que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, tome uma decisão política para salvar o evento. A entidade pode organizar uma repescagem de última hora entre as seleções melhor ranqueadas que ficaram fora da Copa. Essa estratégia já foi utilizada no Mundial de Clubes do ano passado e agrada aos patrocinadores. No entanto, o tempo curto para a emissão de vistos e a logística de transporte nos Estados Unidos exige uma definição rápida por parte da cúpula da federação.

A expectativa é que a entidade anuncie o substituto assim que receber o documento formal de desistência do governo de Teerã nesta quarta (11). Enquanto isso, Bélgica, Egito e Nova Zelândia aguardam a definição do quarto adversário na fase de grupos. A tendência é que a vaga permaneça com uma seleção da Ásia para evitar protestos de federações vizinhas, mas o regulamento dá liberdade para que a Fifa escolha qualquer país filiado para completar a tabela do Mundial.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,Twitter, Instagram e Facebook.