EUA negam desejo de trocar Irã por Itália na Copa do Mundo

EUA negam desejo de trocar Irã por Itália na Copa do Mundo
EUA negam desejo de trocar Irã por Itália na Copa do Mundo -

Em meio a guerra com o Irã, os Estados Unidos negaram o desejo de trocá-los pela Itália na Copa do Mundo de 2026. Em entrevista na Casa Branca, nesta última quinta-feira (23), o Secretário de Estado desmentiu a informação que o país-sede sugeriu a troca. Contudo, Marco Rubio fez ressalvas à delegação iraniana e ressaltou a preocupação com convidados dos jogadores.

“São especulações de que o Irã poderia decidir não vir e que a Itália ocuparia o seu lugar. O problema com o Irã não seriam seus atletas, mas algumas das outras pessoas que gostariam de trazer consigo, algumas das quais têm vínculos com o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica. Talvez não possamos deixá-los entrar, mas os próprios atletas certamente poderão”, disse Marco Rubio.

A Fifa, aliás, teria recusado o pedido dos Estados Unidos sobre a troca. Estados Unidos e Irã estão em guerra no Oriente Médio desde o fim de fevereiro. O governo iraniano chegou a colocar a participação na Copa do Mundo em risco por causa da guerra, mas voltou atrás na decisão. Contudo, para evitar riscos de conflitos, os iranianos solicitaram à Fifa para transferir as partidas para o México.

Na semana passada, o presidente da Fifa visitou a delegação iraniana na Turquia e defendeu a participação na Copa do Mundo de 2026. O Irã se classificou em março de 2025 através das Eliminatórias da Ásia. A estreia dos iranianos será contra a Nova Zelândia, em 15 de junho. O Irã está no Grupo G, que ainda tem Bélgica e Egito. Por enquanto, jogará duas partidas em Los Angeles e uma em Seattle.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.