Mais Lidas

Sá Pinto tá 'em casa'

Novo técnico conhece o elenco e diz que sentiu motivação

Em São Januário, Ricardo Sá Pinto posa ao lado da estátua de Romário
Em São Januário, Ricardo Sá Pinto posa ao lado da estátua de Romário -

Não se deixe enganar, Ricardo Sá Pinto não está na Colina a passeio. Depois do giro por São Januário, com direito a visita à sala de troféus e pose ao lado da estátua de Romário, o técnico português, o segundo em 122 anos de história do clube, teve o primeiro contato com o grupo antes de ser oficialmente apresentado, ontem. Conhecido pelo estilo vibrante e participativo, o novo comandante desembarcou com a missão de aumentar o nível de competitividade do Cruzmaltino, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, mas, atualmente, acumula seis jogos sem vencer.

"O clube foi fundado por portugueses, isso diz muito. O carinho foi realmente muito importante na minha decisão. Eu sinto isso desde que cheguei. Faz dois dias, foi lá no aeroporto, eu ouvi, li, me sinto em casa. Quero muito ajudar o Vasco, quero ajudar a torcida a ser feliz. Somos muitos", disse Sá Pinto.

O técnico não estará em Porto Alegre, onde o Vasco enfrentará o Internacional, amanhã. Ele deve estrear contra o Corinthians, na quarta-feira. Promovido, Alexadre Grasseli, ex-treinador do sub-20 e, agora, auxiliar do profissional, estará a cargo no Sul. No primeiro contato com o grupo, Sá Pinto disse ter encontrado jogadores motivados, mas evitou opinar sobre a situação financeira do clube e os atrasos salariais.

"Senti eles com disposição para conseguirmos juntos os resultados positivos. Eles sabem que venho de realidade diferente, mas eles estão receptivos. O time está bem mentalmente e isso é meio caminho andado. Além dos jogadores, fui bem recebido por todo o staff. Sobre a questão financeira, não cabe a mim falar", destacou.

Sá Pinto disse ainda que observou muitos jogos do jogo e conhece boa parte do elenco. "Vi coisas boas e, principalmente, atitude", afirmou.

Volante argentino a caminho

A diretoria do Vasco, que já buscava reforços, anunciou o volante argentino Leonardo Gil, ex-Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e ainda negocia a contratação de Patrick, do Grêmio, do equatoriano Valencia, sem clube, e do ganês Blessing, dos Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Tudo para encorpar e aumentar as opções do novo treinador do meio de campo para a frente.

Comentando sua filosofia de jogo, o técnico Sá Pinto disse que "a ideia, logicamente, é que a equipe saiba defender e sabia atacar", acrescentando que os jogadores terão que entender a importância de se defender e a hora em que poderão exercer pressão sobre o adversário. "Algumas vezes vamos ser mais verticais, outras, explorar o lado contrário", disse.