Mais Lidas

Vasco avança com estudo da SAF e deixará sócios decidirem sobre venda

Dirigentes apostam em investimento de fora para reerguer o futebol do clube

O vice jurídico, Zeca Bulhões, e o vice geral, Roberto Duque Estrada, falam sobre a SAF no Vasco
O vice jurídico, Zeca Bulhões, e o vice geral, Roberto Duque Estrada, falam sobre a SAF no Vasco -
O Vasco finalizou a primeira fase de estudo da implementação da SAF e, ao iniciar a segunda (sobre o modelo a ser utilizado e de conversas com potenciais investidores), transmitiu um debate sobre o assunto nesta sexta-feira. O vice geral, Roberto Duque Estrada, e o vice jurídico, Zeca Bulhões, responderam a dúvidas e explicaram os próximos passos do projeto, mas avisaram que há a possibilidade de o clube vender ações do futebol para investidores estrangeiros, caso os sócios aprovem.
O grupo 777 Parners LLC, que é dono do Genoa, entre outros, conversa com a diretoria vascaína, que já admite a possibilidade de não ter 100% do comando do futebol, como era a ideia inicial.
"Posso ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado", explicou Duque Estrada.
"Cabe aos sócios do clube decidir o modelo e a forma de financiamento da atividade. A SAF gera muitas oportunidades livres de dívidas, que serão organizadas para pagamento de forma organizada. Vai assegurar o pagamento das dívidas. O futebol requer muito dinheiro. Particularmente, vejo com bons olhos esse movimento de profissionalização dos clubes. Como torcedor vascaíno, lembro muito bem que a última vez que o Vasco se abriu a investimento externo ganhou a Libertadores, o Brasileiro, a Copa Mercosul e o Carioca", afirmou o Zeca Bulhões na VascoTV.
Há grupos políticos contrários ao projeto da SAF e outros que não querem investidores estrangeiros como donos do futebol do Vasco. Em um clube que há anos sofre com o racha político, a preocupação com um possível problema na aprovação no Conselho Deliberativo existe, mas o vice jurídico mantém confiança no processo.
"Acredito que o Conselho vai ter essa maturidade, a diretoria tem conversado com os conselheiros, com diversas lideranças políticas. Temos tido um diálogo muito aberto e franco com relação ao momento vivido no clube. Nós temos que encontrar a melhor solução para a crise em que estamos", completou.
Já Duque Estrada resumiu a importância da SAF para o Vasco. "A gente quer voltar a ganhar títulos. Para isso, temos que montar times com melhor recurso financeiros e a melhor maneira para isso, não tenho dúvidas, é estabelecendo essa Sociedade Anônima de Futebol".