Rosto de menina, cordão com pingente em forma de coração e pose mandando beijinho para a câmera. Essa poderia ser a descrição da foto do perfil de rede social de qualquer adolescente, não fosse pelo fuzil com a sigla do Comando Vermelho (CV). Quem aparece na imagem segurando a arma de grosso calibre é X., de 17 anos, acusada de integrar uma quadrilha de assaltantes que aterroriza a Zona Norte do Rio. Conhecida como 'Novinha do Mal' ou 'Bonequinha', ela foi apreendida ontem por policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira).
Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e da Juventude por fato análogo a roubo majorado. Somente na 18ª DP, X., que é oriunda do Morro da Providência, no Centro do Rio, é citada em dez casos de assaltos. Ela foi reconhecida por vítimas no ano passado.
De acordo com as investigações, a adolescente e os comparsas, que ainda estão sendo identificados, agiam sempre de forma violenta e circulavam de moto atrás das vítimas. Os policiais acreditam que X. cometia assaltos na área de cobertura da delegacia desde 2014. A Justiça ainda determinará onde será o local de acolhimento da menor, que foi presa na Praça da Bandeira.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) reveleram que foram registrados 13.851 casos de roubo de rua no estado do Rio em maio. Esse número indica um aumento de 3.932 registros em relação ao mesmo mês do ano passado, uma variação de 39,6%.

