É comemorado nesta quinta-feira, 20 de julho, em vários países, o Dia Internacional da Amizade, e no Brasil, o Dia do Amigo. O filósofo Aristóteles, na Grécia Antiga, definia a amizade como "extremamente necessária à vida". Na casa da Janaína Corrêa Santos, de 37 anos, em Bangu, essa virtude é valorizada e cultivada com a filha de 15 anos, Júlia Vasconcellos. Além de mãe e filha, elas se consideram grandes amigas. A demonstração de carinho acontece no dia a dia e no salão de beleza da adolescente, que leva o seu nome como marca registrada.
Sabe aquela fase que a filha começa a imitar a mãe, querendo vestir as roupas, acessórios e sapatos dela? Isso também aconteceu com a Janaína e a Júlia, mas a menina se interessava pelos pincéis, batons e sombras. O hobby dela passou a ser um trabalho.
"Eu era consultora de beleza para complementar a renda, e meu lucro era todo para comprar os produtos para ela, que ainda criança já tinha talento com maquiagem e cabelo. Eu fui a primeira cobaia. Com 13 anos, ela já fazia maquiagem e cabelo para festas das amigas, dos nossos familiares e até mesmo das clientes do meu antigo emprego. Com muito esforço conseguimos alugar uma lojinha, onde funciona o salão, e pagar um curso de maquiagem para ela. Antes ela só me dava prejuízo com as vaidades", brinca Janaína.
O universo de beleza é sempre cheio de novidades. Para que a filha fique atualizada e conquiste mais clientes, Janaína continuará pagando os cursos da Júlia, que fará um de micropigmentação e microblading. Isso será possível após a Janaína ganhar R$ 5 mil em maio do Rio de Prêmios, da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj).
"Esse dinheiro chegou em boa hora, pois estou desempregada desde fevereiro. Com ele, vou pagar mais um curso dela e resolver pendências financeiras. Espero um dia ganhar o prêmio principal. Meu sonho é que minha filha se realize profissionalmente", diz Janaína.