Em trajes sumários (usava apenas cueca samba-canção) e com um corte de cabelo exótico, o criminoso mais procurado do Amazonas foi preso, na manhã de ontem, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. Kaio Wellington Cardoso dos Santos, conhecido como "Mano Kaio" ou "Kaio da 40", é um dos principais chefes, em liberdade, da Família do Norte (FDN), facção criminosa amazonense aliada do Comando Vermelho (CV), do Rio. Investigações indicam que "Mano Kaio" estaria negociando drogas e armas com traficantes de três favelas cariocas.
De acordo com o delegado Fabrício de Oliveira, da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), "Mano Kaio" deu início a uma batalha sangrenta pela liderança da FDN. "De Rio das Ostras, ele mantinha contato com os comparsas do Amazonas e ordenava execuções", contou. Ainda segundo Oliveira, apenas no primeiro semestre de 2017, mais de 60 homicídios foram praticados por ordens de "Mano Kaio", que deve ser transferido para uma penitenciária em Manaus.
A captura do bandido, que tinha contra si seis mandados de prisão em aberto, é resultado de dois meses de investigação conjunta entre as polícias do Rio de Janeiro e Amazonas. O delegado André Leiras, da Desarme, disse que "Mano Kaio" estava com a namorada, em um apartamento de um bairro nobre de Rio das Ostras.
"Nós efetuamos um cerco ao prédio. Ele percebeu a ação policial e tentou fugir, mas dois policiais fizeram a prisão, sem disparar nenhum tiro". O bandido não portava armas e com ele não foram encontradas drogas. "Mas, tem equipamentos eletrônicos", disse Leiras, explicando que o material ainda será analisado pela polícia.