Trabucão do Rambo é arma de brinquedo

Polícia conclui que metralhadora apreendida na Zona Norte não passa de simulacro

A metralhadora igual à usada pelo personagem Rambo nos cinemas, apreendida pela PM na última quinta-feira, na divisa entre as favelas Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte, é de brinquedo. Uma análise feita por peritos da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da Polícia Civil concluiu que o trabuco, na verdade, é do tipo Airsoft, de pressão com munição plástica, usada para treinamento e entretenimento.

O simulacro será encaminhado ao Serviço de Perícias de Arma de Fogo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) da Polícia Civil para exames periciais. Antes de se saber que não passava de um brinquedo, a apreensão da metralhadora causou preocupação na cúpula de Segurança Pública, já que o armamento é considerado altamente letal e não é utilizado nem pelas Forças Armadas brasileiras. Os policiais militares que a apreenderam não teriam percebido que ela era bem mais leve do que o modelo verdadeiro.

Procurado, o comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias, disse que não irá abrir procedimento na Corregedoria para apurar como os policiais não perceberam que se tratava de uma arma de mentirinha. Na mesma operação, a equipe do 16º BPM (Olaria) apreendeu uma cinta de munição e um carro adaptado para parecer uma viatura das tropas de elite das polícias, dentro de um Ciep.

Sylvester Stallone em ação como Rambo, com a metralhadora gigante
Sylvester Stallone em ação como Rambo, com a metralhadora gigante divulgação
metralhadoras
metralhadoras reprodução
PMs posam com a suposta metralhadora M60 apreendida quinta-feira, entre Vigário Geral e Parada de Lucas
PMs posam com a suposta metralhadora M60 apreendida quinta-feira, entre Vigário Geral e Parada de Lucas Divulgação
Análise constata que 'arma' é de pressão, com munição de plástico
Análise constata que 'arma' é de pressão, com munição de plástico reprodução