Sabe aquele provérbio 'a necessidade faz o sapo pular'? Ele se encaixa perfeitamente na vida da cabeleireira Mônica Anjos Soares, de 54 anos, moradora de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Ela viu sua realidade mudar completamente quando se separou do primeiro marido. Com uma filha pequena, não tinha como sustentar a casa sozinha. Mas, com a ajuda de uma grande amiga, se encontrou no mundo da beleza e há 15 anos toca o próprio salão no quintal de casa. No início era tudo bem improvisado, mas quando ganhou um carro 0 Km no Rio de Prêmios, da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), tudo mudou.
"O meu espaço Mônica Beleza em Casa ganhou outra cara depois que fui sorteada no Rio de Prêmios. Com a venda do carro, reformei o salão todo e comprei material novo para trabalhar. Conquistei muitas clientes depois da reforma, pois o espaço ficou muito bonito e confortável. Tenho clientes que não me largam", conta.
Além da repaginada no salão, Mônica construiu e decorou um quarto para a filha Mariana, hoje com 17 anos. Comprou novos eletrodomésticos, como máquina de lavar e geladeira.
Ela acredita que a sorte está ao lado dela. Tanto que compra toda semana dois bilhetes do Rio de Prêmios na esperança de ganhar novamente um carro. Mas esse próximo não será vendido.
"Esse vou dar de presente de aniversário para a minha filha, que fará 18 anos em março. Tenho certeza que vou ganhar até lá. Também quero muito fazer a obra na minha casa. Está precisando. Já cheguei bem perto dos 19 pontos. Falta pouco e sei que minha hora vai vir de novo", diz Mônica, que incentiva os vizinhos e os amigos a garantirem seus bilhetes.