A comemoração pela chegada do novo ano no Complexo do Alemão, na Zona Norte, mostrou o poderio bélico de traficantes, que, mais uma vez, desafiaram a polícia numa clara demostração de força. Em vídeo que circula nas redes sociais, um bandido filma o comparsa, ainda não identificado, disparando quatro vezes para o alto com um fuzil calibre ponto 50, capaz de derrubar aeronave.
Nas imagens, o bandido que filma afirma que trata-se de uma "homenagem ao parceiro, ao irmão Rogério 157" Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, é um dos chefes do pó na Rocinha e está preso desde 6 de dezembro. Em posição de tiro, usando um tapa-ouvidos, o vagabundo dispara para o alto, no momento em que fogos explodem em comemoração à chegada de 2018. No vídeo é possível perceber a incrível altura que o disparo atinge, enquanto os bandidos gritam "é a (Favela da) Grota, p...!"
Em outro vídeo, também divulgado nas redes sociais, bandidos, supostamente da Rocinha, exibem fuzis, um deles com a inscrição "Trem do 157", também em alusão a Rogério 157, responsável pelo início da guerra entre facções na Rocinha, em setembro, que se espalhou por várias comunidades do Rio. O motivo teria sido um "golpe de estado" de Rogério em Antonio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, seu ex-chefe. Tanto Nem como Rogério estão em presídios federais.
Em 2010, durante operação de pacificação das forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, dois fuzis do mesmo calibre foram aprendidos. Em 2015, outra ponto 50 foi apreendida com a quadrilha do traficante Fu da Mineira, no Complexo do Chapadão, na Pavuna, Zona Norte.

