Os moradores de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, terão que aguardar até cinco dias úteis para saber se as suas encomendas foram perdidas no incêndio que destruiu o Centro de Entrega de Encomendas (CEE) dos Correios, no bairro do Pechincha, em Jacarepaguá. As chamas começaram às 2h da manhã de ontem e foram controladas horas depois pelos bombeiros.
De acordo com os Correios, cerca de 9 mil encomendas e pelo menos 6 veículos, além do imóvel, foram destruídos. Ninguém ficou ferido. A empresa prometeu lançar no sistema de rastreamento, em seu site, a informação "avariado", para informar aos clientes sobre o possível prejuízo.
Os Correios explicaram que nem todas as encomendas que constam no sistema como "encaminhadas ao CEE Jacarepaguá" haviam chegado à unidade, pois parte delas está pronta para entrega, mas não foi transportada do Centro de Tratamento de Encomendas, em Benfica.
Quem adquiriu uma mercadoria pela internet, convive com a incerteza e o medo de perder seu produto. É o caso da estudante Clara Neves, de 22 anos, que aguarda desde o dia 23 de janeiro por um presente enviado por uma loja do Paraná. Moradora do Recreio, a jovem reclama do atraso na entrega dos produtos. "Já liguei para os Correios, mas eles não souberam explicar o motivo da demora e se a minha encomenda foi perdida", lamentou.
O estudante Lucas Malafaia, de 19 anos, também reclama. "Comprei um produto na internet e estava previsto para chegar no dia 5 de fevereiro, mas não sei se foi perdido. De uns tempos para cá, o serviço dos Correios piorou muito", criticou. A empresa garantiu que pagará indenizações por encomendas perdidas no fogo.