• Siga o Meia-Hora nas redes!

Um cara chamado 'Sr. Lideran�a'

Marcus Di Giacomo, Diretor Art�stico da R�dio Tupi
Marcus Di Giacomo, Diretor Art�stico da R�dio Tupi - DIVULGA��O

Liderar � complexo em qualquer atividade. Mas liderar pessoas num ambiente onde existe vaidade, virtudes art�sticas e busca incessante de resultados, a� � ainda mais complexo.

Em meus 40 anos de carreira na comunica��o, passando por jornais, revistas, TV e especialmente no r�dio, tive a sorte de trabalhar com grandes diretores, alguns eram chefes... Outros, l�deres! A diferen�a � clara. Enquanto alguns diretores at� procuravam ser eficientes, faltava claramente o preparo pra ser exemplo, pra motivar, pra liderar.

Um bom exemplo de lideran�a na �rea art�stica encontrei na R�dio Globo, nos anos 90: M�rio Luiz Barbato. Para muitos, ele foi o inventor do r�dio moderno no Brasil.

Conheci outros grandes nomes de diretores art�sticos, como Luiz Augusto Biasi, Quintino Oliveira, Cl�udio Zappe, Cl�lio Dal Piaz, Renan Miranda, P�ricles Leal e... Marcus Di Gi�como!

Assim como M�rio Luiz Barbato reconfigurou o r�dio no Rio e por consequ�ncia no pa�s nos anos 70, na R�dio Globo, Marcus Di Gi�como, atualmente, revoluciona a linguagem do ve�culo numa �poca de transforma��es radicais, com o boom das m�dias digitais.

Liderando a programa��o mais ouvida do Brasil, na R�dio Tupi do Rio de Janeiro, Marcus Di Gi�como entendeu o cen�rio da comunica��o e investiu na busca de uma identidade que consolidasse o r�dio como parceiro da popula��o, acelerando seu dinamismo e ampliando seu alcance em v�rias plataformas, mas valorizando conte�do e forma que s� o r�dio pode oferecer. Com origem profissional em Santa Maria (Rio Grande do Sul), trocou seus empregos (na �rea comercial de uma emissora e no microfone de outra importante r�dio ga�cha), aceitando o desafio da cidade grande. No Rio, foi produtor, redator, sonoplasta, coordenador e finalmente diretor.

Sob sua lideran�a, a Super R�dio Tupi alcan�ou a primeira coloca��o no ranking de audi�ncia no Estado do Rio de Janeiro e se colocou como a emissora mais ouvida do Brasil. Da� a campanha "#SEGUEAL�DER".

Pai da Amanda e da Maria Eduarda, o ga�cho que fez a r�dio mais bem-sucedida do Brasil tem nome e sobrenome: Marcus Di Gi�como, mas pode chamar de... Sr. Lideran�a!

Coment�rios

Mais not�cias