Nem a História escapa da ação de vândalos que agem no Rio de Janeiro. As grades centenárias do Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel, onde funcionou o primeiro jardim zoológico brasileiro, foram arrancadas. Fundado em 1888, o antigo zoológico foi transferido para a Quinta da Boa Vista em 1940 e hoje é uma área de lazer. O gradil que cercava o parque foi retirado do Campo de Santana, no Centro, em 1938, quando houve uma obra para construção da Avenida Presidente Vargas.
Há rombos em dois pontos do gradil do parque. Um deles, sem seis grades, foi causado por furto, segundo a Fundação Parques e Jardins (FPJ), que administra a área. O órgão não esclareceu quando o crime ocorreu, mas, de acordo com um ambulante, foi há dois anos.
Dezenas de pontas douradas do topo dos ferros também sumiram. A FPJ disse que está orçando os custos do reparo e o projeto precisa da aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, já que o espaço é tombado. De acordo com a FPJ os furtos foram registrados na Polícia Civil.
Moradores de Vila Isabel, Maracanã e Tijuca contam que criminosos furtam as tampas de bueiros à noite. Nas ruas São Francisco Xavier, Maxwell, Pereira Nunes e Gonzaga Bastos, mais de 15 galerias pluviais estão sem tampas. O material é vendido em ferros-velhos.
Na semana passada, um menino de 13 anos caiu em um buraco, se machucou e quase foi atropelado na Rua Maxwell, em Vila Isabel. "Não é de agora que isso acontece. Os bandidos vêm aqui e levam as tampas. Há meses ligamos para a prefeitura para relatar o problema", denuncia a assistente comercial Renata de Almeida.