Policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Decod) descobriram um plano de invasão à favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, ordenado de dentro do presídio pelo traficante Antônio Bonfim Lopes, o 'Nem'. De acordo com a Polícia Civil, quem recebeu as ordens para executar o plano foi a filha do criminoso, Eduarda dos Santos Lopes, a 'Duda', de 19 anos. Ela pretende retomar o território perdido pelo pai com o apoio de traficantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.
Em um vídeo que os investigadores tiveram acesso, Duda aparece em meio ao grupo que planejava o ataque à Rocinha com arsenal de guerra e com, pelo menos, 80 criminosos. A Justiça decretou a prisão de Duda e mais quatro suspeitos: o namorado dela, Adriano Cardoso da Silva, conhecido como 'Modelo'; José Adailton; Joelton Gomes de Souza; e Rafael Quatroni de Oliveira, os dois últimos integrantes da cúpula do PCC.
"Foi possível tirar do anonimato a 'Duda' e o 'Modelo', que estavam passando despercebidos. 'Duda' tinha acesso ao 'Nem', levava informações para ele na cadeia e retransmitia suas ordens para o restante da organização criminosa. Além disso, foram flagrados negociando armas e munições para uma tentativa de retomada da Rocinha. Agora, esse fluxo de comunicação foi cortado", disse o delegado Felipe Curi, titular da Dcod.
'Duda' assumiu o papel do pai após a prisão da mulher de 'Nem', Danúbia Rangel, há um ano.

