Mais Lidas

Prefeitura dá geral na Z. Sul

Ação recolhe colchões, cobertores e tendas usadas por moradores de rua

Uma ação de ordenamento urbano realizada pela Superintendência da Zona Sul, com apoio de vários órgãos da Prefeitura do Rio, removeu estruturas que serviam de moradias improvisadas para pessoas em situação de rua no Jardim de Alah, no bairro do Leblon, e no Arpoador, em Ipanema, durante todo o dia de ontem.

Na operação, os agentes também recolheram colchões, cadeiras, caixotes, tapumes de madeira e cerca de uma tonelada de entulho e lixo nos dois locais. Montada por moradores de rua com madeira e tendas, uma das estruturas foi retirada na Praça Grécia, na altura da Avenida Epitácio Pessoa. Outra estava na entrada da Praça Garota de Ipanema, no Arpoador.

A fiscalização também apreendeu 20 quentinhas que estavam sendo vendidas por ambulantes não autorizados no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Um morador em situação de rua foi acolhido e encaminhado para abrigo municipal. As equipes também percorreram as principais ruas do Leblon e de Ipanema, como a Avenida Ataúlfo de Paiva, a Rua Dias Ferreira, a Rua Francisco Otaviano e a Rua Visconde de Pirajá.

Grande mobilização

Além da Superintendência da Zona Sul, participaram da fiscalização, agentes da Comlurb, guardas municipais, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Coordenadoria de Controle Urbano da Secretaria Municipal de Fazenda.

As ações tiveram apoio de policiais militares do 23º BPM (Leblon), que verificaram documentos e situação de moradores de rua com a Justiça. Ninguém foi detido ou preso.