Mais Lidas

Ação de despejo contra famílias que vivem em área militar termina com agressões na Ilha

Agentes da Aeronáutica acompanham ação de reintegração da comunidade Rádio Sonda

Moradores são despejados da comunidade Rádio Sonda
Moradores são despejados da comunidade Rádio Sonda -

Rio - Moradores da Rádio Sonda, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, foram acordados com uma ordem de remoção e demolição das casas, na manhã desta terça-feira. Agentes da Aeronáutica acompanham um oficial de Justiça para ação de reintegração de posse e há uma confusão na comunidade neste momento. 

Cerca de 130 famílias, com idosos e crianças, vivem em casas padronizadas construídas no passado pela própria Aeronáutica que as cedeu para os seus servidores civis, de acordo com moradores. As remoções foram anunciadas desde que o Aeroporto Galeão foi privatizado, em 2013, e as áreas da foram transferidas da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para a Aeronáutica.

Em nota, a Aeronáutica informou que Justiça Federal cumpriu decisão judicial de reintegração de posse de terreno da União, ocupado irregularmente há muitos anos, localizado na Estrada Maracajá, Ilha do Governador.

"O cumprimento da ação se deu após decisão judicial favorável à União e notificações prévias aos ocupantes dos imóveis irregulares. A ação contou com apoio do Comando da Aeronáutica, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para diversas atividades, tais como interdição e reforço da segurança nas vias públicas no entorno", disse.