Mais Lidas

Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da UNESCO

Cerimônia aconteceu no Museu de Arte do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta

Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco
Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco -

Rio - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entregou nesta sexta-feira, às 10h, o título de Patrimônio Mundial da UNESCO do sítio arqueológico Cais do Valongo, na abertura do Seminário Internacional Cais do Valongo Patrimônio Mundial - Desafios de Gestão e Interpretação, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR).

A cerimônia contou com a presença representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como para membros da sociedade civil. O título foi entregue pela diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que ressaltou a importância desse reconhecimento:

"Os negros no Brasil constituem a maior diáspora fora da África. O reconhecimento do sítio do Cais do Valongo é universal. Ao relembrar, a gente pode dizer 'nunca mais' porque a humanidade não pode assistir silenciosa a violações de direitos humanos".

Durante a cerimônia, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella comentou a importância do título: "Preservar o Cais do Valongo e homenagear a região é o mínimo que podemos fazer. O Brasil não existiria sem o negro". Ele ainda reforçou a riqueza do sítio para a humanidade.

"Nossa sociedade tem ainda uma dívida histórica. Nós, da Prefeitura do Rio de Janeiro, temos o compromisso de manter essa memória. O Valongo passa a ser uma riqueza universal. Que a gente conte essa história em todas as escolas, todas as universidades e nas igrejas também", afirmou o prefeito.

O Cais do Valongo vai passar por obras de conservação e revitalização que devem durar cerca de dois anos. Serão realizados a restauração do pavimento original de pedras, a drenagem das águas da chuva e o reforço estrutural de paredes e fundações. O objetivo é que as ruínas funcionem como um museu a céu aberto.

No Seminário, foi feito o anúncio oficial do apoio americano para as obras de conservação, com financiamento de US$ 500 mil (cerca de R$ 2 milhões). Esse valor será proveniente da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, com recursos do Fundo dos Embaixadores dos EUA para Preservação Cultural. Além desses, outros parceiros contribuirão como o Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Descoberto em 2011, o Sítio Arqueológico Cais do Valongo foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2017. Localizado na antiga área portuária do Rio de Janeiro, o cais foi construído para o desembarque de africanos escravizados e, ao todo, contou com a passagem de quase 1 milhão africanos pelo local.