Mais Lidas

Delegacia de crimes raciais

Unidade funcionará na Rua do Lavradio, na Lapa

O Rio de Janeiro inaugura, em dezembro, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), conforme decreto publicado em agosto. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes, ao participar do lançamento do Dossiê Criança e Adolescente 2018 do Instituto de Segurança Pública.

Segundo o general Nunes, a Decradi será instalada na Rua do Lavradio, na Lapa, no Centro do Rio, no prédio onde funcionam as delegacias da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

"Vamos instalar a Decradi para investigar crimes de natureza racial ou de intolerância religiosa, o que vai fazer daquilo ali uma grande central de proteção de vulneráveis. Ela vai atuar de acordo com o que foi previsto em lei para investigar e coibir a prática desses crimes de intolerância, que são inadmissíveis em uma sociedade livre e democrática", afirmou Nunes.

De acordo com o secretário, o número de mortes violentas vem caindo com as ações implantadas pelo Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro, incluindo as operações de combate a roubo de cargas e de veículos.