Mais Lidas

Temporal deixa o Rio tomado pela água

Chuva forte provocou alagamentos, deslizamentos e deu nó no trânsito

Um dos bairros mais atingidos na capital foi o Catete, onde ruas viraram rios e pessoas ficaram ilhadas
Um dos bairros mais atingidos na capital foi o Catete, onde ruas viraram rios e pessoas ficaram ilhadas -

Um forte temporal atingiu diversos bairros do Rio e de cidades da Região Metropolitana durante a madrugada e a manhã de ontem. Foram registrados vários pontos de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. Segundo a Defesa Civil, sirenes foram acionadas em 10 comunidades cariocas. Em Niterói, Charitas e Jurujuba ficaram ilhados. Também choveu forte em Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde.

A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 23h40 de domingo, sendo que os grandes volumes de chuva continuaram até 11h de ontem. No Jardim Botânico, choveu em 12 horas cerca de 62% das chuvas normalmente registradas em um mês. No Tanque, em Jacarepaguá, choveu o equivalente a 65% da média mensal. O mesmo aconteceu na Urca, Vidigal e Rocinha, com nível de chuva bem acima do esperado para o período.

Os bolsões de água e o temporal deram um nó no trânsito. Por volta das 9h, eram 197 quilômetros de congestionamentos na cidade do Rio. A Lagoa, na Zona Sul, foi o bairro que mais sofreu com as chuvas. Um trecho da Avenida Borges de Medeiros ficou fechado no sentido Jardim de Alah durante três horas devido aos alagamentos.

Em Angra, desabamento parcial de uma residência e deslizamento de terra na Rodovia Rio-Santos foram registrados perto de Monsuaba. A Defesa Civil emitiu alerta em comunidades.